História das Micaretas no Brasil

O que é Micareta? 

Afinal, o que é Micareta? Micareta é a denominação dada no Brasil ao Carnaval fora de época. O nome deriva de uma festa francesa, Mi-carême, e, desde os anos 1990, vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras.

Veja também:

História das Micaretas

No Brasil, a primeira micareta ocorreu no século XX. Tudo iniciou na cidade de Jacobina, na Bahia, e de lá foi para a cidade de Feira de Santana, no mesmo estado. No entanto, foi nesta última cidade que a festa realmente se fortaleceu e começou a arrastar multidões.

Para ficar ainda mais por dentro dessa festa, que tal saber um pouco mais da história das principais Micaretas do Brasil?

Carnatal

O primeiro Carnatal ocorreu em 1991 e foi realizado no centro da cidade, com apenas 3 blocos (Caju, animado por Netinho; Banda Mel e Banda Cheiro de Amor). No circuito, haviam 12 camarotes e nenhuma arquibancada. O Carnatal consolidou-se como o principal evento do calendário turístico de Natal. Saiba mais.

Micareta SP

A Micareta de São Paulo é realizada pelo Grupo San Sebastian, que é responsável por vários blocos de Carnaval de Salvador e que já realizou duas micaretas na capital baiana. A missão é simples: botar todo mundo pra dançar! Saiba mais.

Cabofolia

Cabofolia é uma Micareta realizada em Cabo Frio, Brasil, sempre no mês de janeiro, reunindo turistas e foliões. Conhecida como um dos maiores carnavais dentro do estado do Rio de Janeiro, ela começou a ser realizada em 1998, tendo sua data alterada pela primeira vez em 2013. Saiba mais.

Pré-Caju

O Pré-Caju foi criado em 1992 pelo jovem empresário Fabiano Oliveira. Tudo começou com a festa “Suas Férias Com Amor”, um evento com camisa e trio puxado pela banda Asa de Águia, com saída da orla de Atalaia e chegada na antiga Casa de Espetáculos Augustu’s. Atualmente, a festa é a única Micareta genuinamente de rua, as demais são em formato indoor e sem participação do chamado folião “pipoca”. Saiba mais.

Maceió Fest

A Maceió Fest é a festa mais aguardada da cidade ao reviver a energia do maior Carnaval fora de época da capital alagoana. Saiba mais.

Recifolia

O Recifolia foi um Carnaval fora de época que ocorreu na Av. Boa Viagem, Recife de 1993 a 2003, durante esses 10 anos a festa arrastou multidões embaladas pelos ritmos nordestinos. Saiba mais.

Folianópolis

A primeira edição ocorreu em 2006, na Passarela do Samba Nego Quirido. A segunda edição ocorreu em 2007, na Avenida Gustavo Richard que teve as suas pistas parcialmente interditadas para a passagem dos trios. Em 2008, a terceira edição da Micareta aconteceu embaixo da chuva que castigou o estado de Santa Catarina naquele ano. Em 2009, o Folianópolis aconteceu em novembro, ainda na Passarela do Samba Nego Quirido. No ano de 2010, o Folianópolis ocorreu em novembro, tendo continuidade na Passarela do Samba Nego Quirido. O Folianópolis de 2010 reuniu 32 mil pessoas nos três dias de evento. Em sua quinta edição, a festa já se consolidou como uma das melhores do Brasil ao conseguir reunir nos 3 dias, pela primeira vez, os maiores nomes da música baiana no evento em uma só edição. O Folianópolis 2011 teve grandes novidades e manteve os principais ingredientes da melhor Micareta do Brasil. Saiba mais.

Vital

O Vital nasceu em 1994, com a tradicional Lavagem do Triângulo, na Praia do Canto. Marcado pela certeza de sucessos nos anos seguintes, a previsão concretizou-se. Em 95, o número de foliões cresceu para 200 mil. No ano de 2000, a festa foi ainda maior. Esperando cerca de 700 mil foliões – 40 mil turistas – o Vital contou com grandes nomes. Em 2003, a Micareta contou com uma grande estrutura: 400 camarotes, 2 mil lugares nas arquibancadas, 140 toneladas de estrutura metálica e 5 blocos, com todas as grandes atrações da época. O Vital 2005, último na Praia de Camburi, reuniu turistas de vários estados do país e foi considerado o melhor e maior de todos os anos. Em 2006, após problemas com moradores da região de Camburi, o Vital ganhou uma nova estrutura, tornou-se “in door”. Saiba mais.

Carnaporto

Carnaporto, o Carnaval fora de época de Porto Seguro, foi criado em 1997. No início, ele era um evento pequeno, mas com o passar do tempo, foi crescendo e se consolidando. Em 2007, na comemoração dos 10 anos da festa, o evento se transformou em indoor. Saiba mais.

Carnaval Uruguaiana

O Carnaval de Uruguaiana é um dos maiores eventos que acontecem na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Sua maior atração são os desfiles de escolas de samba, realizados na avenida Presidente Vargas com um público de aproximadamente 80 mil pessoas. Saiba mais.