Como é o Carnaval em Salvador?

O Carnaval de Salvador é tão, mas tão especial que entrou para o Guinness Book como o maior do mundo!!! Lá, a folia começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais, resultando em uma inversão da ordem social. A folia baiana é conhecida pela criação de trios elétricos (que até hoje fazem parte da cena) e a criação da guitarra elétrica, tudo nas mãos dos famosos Dodô e Osmar, tão importantes para o Carnaval de Salvador que dão os nomes para os principais circuitos de blocos. 

Em Salvador, o Carnaval acontece inteiramente nas ruas, é dividido em circuitos, palcos para shows, blocos e camarotes. Os desfiles dos blocos são separados entre as pessoas que acompanham a folia dentro das cordas e quem acompanha do lado de fora, na pipoca.

Artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Bell Marques marcam presença e fazem a festa acontecer atualmente. Salvador é o berço do axé, da capoeira, da percussão, do samba e do Balé Folclórico. Salvador também é o lar do Bloco Olodum, um dos mais antigos e o maior da cidade, que foi fundado em 1979 como bloco afro carnavalesco. Até hoje o Olodum é referência na cena carnavalesca de todo o mundo.

Se você quer entender melhor como funciona o Carnaval em Salvador, se liga nessas dicas:

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Carnaval de Rua de Salvador

O Carnaval de Salvador começa na quinta-feira e está espalhado por sete circuitos e doze bairros com apresentações, desfiles de blocos, bailinhos e palcos. Durante o feriado, dezenas de cantores famosos desfilam nos circuitos e ruas soteropolitanas. 

Cerca de dois milhões de pessoas participam das festividades anuais que duram quase uma semana, mergulhando na música e na dança. Durante dezesseis horas por dia a cultura popular brasileira atinge a sua máxima expressão e economia local e Salvador recebe um impulso de proporções inequívocas.

Em média, por ano, mais de dois milhões de foliões tomam as ruas de Salvador e cerca de 234 agremiações em 11 categorias (20 afoxés, 68 afros, 20 alternativos, 22 de samba, 45 blocos de trio, 3 especiais, 3 de índios, 7 infantis, 26 de percussão, 7 de sopro e percussão e 13 de travestidos) são cadastradas na Prefeitura.

No ano de 2023, o Carnaval de Salvador durou dez dias, mais de 2,6 mil horas de música e cerca de mil atrações, sendo mais de 600 nos circuitos oficiais e outras 400 espalhadas por dez bairros da capital. Além dos sete circuitos oficiais, a folia também contou com festejos em dez bairros e nas três ilhas. 

Os blocos de Salvador são compostos por um trio elétrico e um carro de apoio. Seu espaço é delimitado por uma grande corda e, em cada um deles se apresenta um bloco. A maioria dos blocos são pagos e os ingressos vêm em forma de abadás (cada bloco tem um abadá diferente para cada dia de evento. Inclusive, já virou popular entre os foliões a prática de customizar o seu abadá das maneiras mais variadas possíveis!). Quem paga, acompanha o desfile do lado de dentro da área da corda com mais segurança, privacidade e uma curtição mais exclusiva. Quem não compra o abadá também consegue seguir o bloco, porém pelo lado de fora da corda, na pipoca, sem as mesmas regalias do folião pagante. 

Camarotes Carnaval Salvador

Os desfiles de blocos de rua e trios elétricos em Salvador são divididos em três tipos de grupo: camarote, corda e pipoca. O camarote é a festa de forma mais exclusiva. Alguns deles são apenas para convidados e reúnem artistas nacionais e internacionais. Nos camarotes é possível curtir a folia em um espaço confortável com mirante para acompanhar as atrações, praça de alimentação, lounges e sanitários.

Corda/ Pipoca

Quem paga para ficar dentro da corda, além de ter mais segurança, fica perto dos artistas e acompanha o trio com cordeiros. Já a pipoca é o público popular, que acompanha o trio elétrico da rua. Os foliões seguem o bloco pelo lado de fora da corda e conseguem assistir a todos os shows da rua mesmo, sem regalias. O único pré-requisito para ser pipoca é sair de casa e curtir um dos circuitos do carnaval. 

Principais blocos de Carnaval de Salvador

  • Coruja: é comandado pela musa Ivete Sangalo!
  • Timbalada: é um dos mais característicos do Carnaval de Salvador com sua pintura corporal marcante e com ritmo e energia próprios.
  • Bloco do Nana: todo o gingado e musicalidade de Léo Santana, foi eleito pelo povo como o melhor do verão na Bahia em 2017.
  • Vumbora!: criado em 2014, é o bloco do cantor Bell Marques.
  • Pipoca da Daniela Mercury: o canto dessa cidade é dela!
  • Olodum: anima o Carnaval de Salvador e contribui para a revitalização do Centro Histórico!
  • Camaleão: comandado por Bell Marques, é o maior bloco da história do carnaval da Bahia.
  • Eva: puxado pela Banda Eva, liderada por Felipe Pezzoni, é um dos maiores, mais conhecidos e mais aguardados pelo público no Carnaval de Salvador.
  • Largadinho: criado por uma das musas do axé brasileiro, Claudia Leitte, promete todos os anos se superar em energia e animação!
  • Me Abraça: fundado em 1993, teve como anfitriã a banda Asa de Águia e é um dos mais queridos e tradicionais do Carnaval de Salvador, muito procurado por turistas e baianos.
  • Filhos de Gandhy: fundado em 1949, é hoje o maior afoxé do Carnaval de Salvador.
  • Cortejo Afro: tem influência de ritmos africanos, mesclado à percussão, às batidas eletrônicas, aos ritmos latinos, ao MPB e ao pop.
  • Pipoca do Saulo: é comandada por Saulo Fernandes, ex-integrante da Banda Eva. 

Principais trios elétricos de Salvador

Palco do Rock de Salvador

Realizado durante 4 dias em pleno Carnaval em Salvador, o Palco do Rock acontece no antigo Coqueiral da Praia de Piatã. 36 bandas de gêneros diversos, como rock hippie, metal queer, hardcore e heavy metal se apresentam gratuitamente das 17h até a madrugada.

Onde acontece o Carnaval de Rua de Salvador

Agora que você já tem todas as informações sobre como acontece o Carnaval de Salvador e dicas para aproveitar a folia da melhor maneira possível, já dá pra começar a planejar a sua viagem, né? 

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Salvador não tem como ser uma escolha errada!

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasalvador e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Salvador 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!

Veja também: