Como é o Carnaval em Fortaleza?

O Carnaval de Fortaleza é bem diversificado e pode ser comemorado em diferentes regiões da cidade. Existem seis pólos divididos em diversos pontos da cidade, dispersando as pessoas de acordo com gostos e localizações. As festividades começam no início de fevereiro com Carnavais de Rua, onde bandas e blocos se apresentam.

Um dos pólos da folia cearense é a Avenida Domingos Olímpio, onde acontecem os Desfiles de Escolas de Samba, Afoxés e Maracatus. Nos outros bairros de Fortaleza, a programação planejada pela prefeitura é recheada de desfiles de blocos de rua, bandas, shows e agenda infantil. Os desfiles organizados pela cidade são gratuitos e também acontecem festas pagas na cidade durante o feriado.

Em 2023, mais de 114 mil turistas participaram do Carnaval de Fortaleza e, de acordo com uma pesquisa feita pelo Observatório do Turismo da cidade, as atrações musicais foram o principal atrativo dos foliões. 

Se você quer entender melhor como funciona o Carnaval em Fortaleza, se liga nessas dicas:

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Fortaleza: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Fortaleza

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Fortaleza: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Fortaleza

Desfile de Escolas de Samba de Fortaleza

Os desfiles das Escolas de Samba de Fortaleza aconteceram, em 2023, na terça-feira de Carnaval. Na ocasião, as apresentações começaram com o desfile de cinco Afoxés e, em seguida, oito agremiações tomaram a Avenida Domingos Olímpio. No sábado e domingo de Carnaval, os Maracatus tomaram a passarela. E, na segunda-feira, foi a vez dos desfiles de blocos, que começaram no meio da tarde e duraram até o começo da madrugada.

A apuração dos desfiles aconteceu na sexta-feira após o Carnaval. Em 2023, a escola de samba Imperadores da Parquelândia foi a grande vencedora. A Império Ideal ficou em segundo e a Barão Folia ficou em terceiro. O Maracatu vencedor do primeiro dia de apresentação foi o Nação Palmares e, o do dia seguinte, foi o Vozes d’ África. Na categoria de blocos, o Doido é Tu! levou a melhor. Nos Afoxés o primeiro lugar ficou com o Omorisá Ode.

Carnaval de Rua de Fortaleza

O Carnaval de Rua de Fortaleza dura quatro dias, começando no sábado e terminando na terça-feira do feriado. A folia é espalhada em seis pólos, que são: Avenida Domingos Olímpio, Aterrinho da Praia de Iracema, Praça João Gentil, Mocinha, Mercado dos Pinhões e Passeio Público, que tem foco no público infantil. Cada pólo tem sua característica mais marcante, seja ela desfile de escolas de samba, afoxés, maracatus, blocos de rua, shows e festas.

Dentre os blocos de Fortaleza, se destacam as bandas, os blocos tradicionais, os blocos grandes, os blocos pequenos, os blocos temáticos e os blocos infantis. O Carnaval cearense é planejado para ser uma festa para toda a família e para todos os gostos.

Grandes nomes da música brasileira são convidados pela prefeitura a realizarem apresentações gratuitas durante o feriado. Em 2023, artistas como Zeca Baleiro, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Seu Jorge e Superbanda dividiram espaço com os blocos.

Principais blocos de Carnaval de Fortaleza

  • Num Ispaia Sinão Ienche: criado em 1998, o bloco toca marchinhas, frevos e traz a certeza de que Fortaleza é o melhor lugar para ser folião!
  • As Damas Cortejam: o grupo feminista leva às ruas versões de músicas sobre mulheres afirmando que o lugar delas é onde elas quiserem!
  • Comedores de Abacaxi: é formado por um grupo de teatro que faz apresentações especiais em clima de festa para toda a família.
  • Luxo da Aldeia: é um dos principais blocos de Fortaleza e surgiu para representar a música cearense e seus compositores através de frevos, marchinhas, sambas e maracatus. 
  • Maracatu Solar: surgiu para valorizar e propagar o universo do maracatu e reúne cerca de 300 foliões em seu desfile.
  • Pra Quem Gosta É Bom: criado em 2018, o bloco vive o Carnaval ao som de música regional.
  • Rei Zumbi: com mais de 15 anos de existência, o Maracatu sempre marca presença no Carnaval de Fortaleza.
  • Tia Samila e sua Turma: o bloco infantil promete levar os baixinhos pra folia com muita música e alegria.
  • Maracatu Az de Ouro: fundado em 1936, é um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Fortaleza representando a cultura afro-brasileira.
  • Maracatu Nação Baobab: com mais de 25 anos de história, o bloco exalta a cultura negra e africana em seus desfiles.
  • Nação Fortaleza: homenageia personagens e fatos importantes da história do Brasil e de outros povos, no aspecto cultural, social, artístico ou político.
  • Pacote de Biscoito: promete animar a criançada com muita dança e brincadeira.
  • Os Transacionais: com uma pegada retrô, o repertório promete grandes hits da música nacional que fizeram sucesso anos atrás.
  • Banda Dubaile: é uma celebração à música brasileira com o melhor do carimbó, frevo, samba, ska, reggae, cumbia e muito mais.
  • Doido É Tu!: é formado por pessoas atendidas, amigos e profissionais de saúde dos 14 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza.
  • Império da Vila: começou em 1982, quando um grupo de jovens da Vila Santo Antônio decidiu criar o bloco, para proporcionar alegria aos moradores das comunidades durante o Carnaval.

Onde acontece o Carnaval de Rua de Fortaleza

Agora que você já tem todas as informações sobre como acontece o Carnaval de Fortaleza e dicas para aproveitar a folia da melhor maneira possível, já dá pra começar a planejar a sua viagem, né? 

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Fortaleza não tem como ser uma escolha errada!

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderua.fortaleza e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Fortaleza 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!

Veja também: