Como é o Carnaval em Brasília?

Durante os últimos 9 anos, a folia de Brasília era composta apenas por blocos de rua e festas de Carnaval. Até que, em 2023, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) anunciou a volta dos desfiles de Escolas de Samba na Capital Federal por causa do aniversário da cidade.

Mesmo sendo uma festa aberta, o Carnaval de Rua de Brasília acontece praticamente em sua maioria em espaços fechados. A cidade monta estruturas fechadas e seguras para que os blocos possam se apresentar, parecendo mais com um show do que com um desfile e garantindo a mesma diversão! 

Se você quer entender melhor como funciona o Carnaval em Brasília, se liga nessas dicas:

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Brasília: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Brasília

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Brasília: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Brasília

Desfiles de Escolas de Samba de Brasília

Influenciado pelo Carnaval do Rio de Janeiro, os desfiles de Brasília começaram a acontecer em 1962, até que, em 2014, foram suspensos. Antigamente, eles aconteciam no estacionamento do ginásio Nilson Nelson, durante os próximos sete anos, foram transferidos para o Ceilambódromo, que era remontado a cada Carnaval e fica localizado na Área Especial D, ao lado da Fundação Bradesco, e depois voltaram para o lugar anterior por mais dois anos.

A noite do desfile do Grupo Especial, maior divisão da competição, chegava a reunir 40 mil pessoas e, apesar do prestígio, as escolas contaram com repasse governamental para a folia e pararam de desfilar.

Por causa do hiato de tantos anos, a única escola de samba capital que continua em atividade é a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC). Com mais de 60 anos de existência, ela possui 31 títulos de campeã, dos 48 desfiles dos quais participou. Entre os anos de 1986 e 1993, a escola ganhou 8 títulos consecutivos, superando a heptacampeã Portela (do Rio de Janeiro). Em 2009, ela recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. 

O Sambódromo

A estrutura do Ceilambódromo conta com praça de alimentação, palco para apresentações culturais e muito espaço livre. Porém, por estar permanentemente fechado, em 2023, a volta dos desfiles está prevista para acontecer na Avenida do Eixo Cultural Ibero-Americano.

(Divulgação/ Correio Braziliense)

Carnaval de Blocos de Rua de Brasília

A folia braziliense é pautada nos Blocos de Rua que, além de fazerem desfiles gratuitos por diversas regiões da capital, realizam festas pagas para todos os tipos de foliões. O Carnaval de Brasília é dividido entre os blocos parados, blocos LGBT, blocos infantis, blocos temáticos, blocos com trios elétricos, blocos tradicionais, blocos pequenos, blocos grandes e blocos de todos os estilos musicais.

Em 2023, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas aproveitaram os mais de 100 blocos que desfilaram no Carnaval do Distrito Federal, que é dividido entre Pré-Carnaval, Carnaval e Pós-Carnaval.

Pré-Carnaval de Brasília

O Pré-Carnaval em Brasília é mais fraco do que o período oficial e acontece no sábado e domingo antes do feriado. Poucos blocos desfilam neste final de semana, mas festas grandes, festivais e shows acontecem com frequência.

Principais blocos de Pré-Carnaval de Brasília

  • Divinas Tetas: homenageando grandes nomes da música brasileira, o repertório não poderia ser outro além de Tropicália, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Novos Baianos, Mutantes, Rita Lee e outros.
  • Samba Urgente: com pé no choro e no samba, o bloco explora diferentes ritmos musicais brasileiros.
  • Cafuçu do Cerrado: a música brega nordestina ganha destaque na trilha sonora do bloco, que é executada ao vivo por banda, batucada e DJs.
  • Vai Com as Profanas: o bloco homenageia a música brasileira e exalta a festividade como um ato político.
  • Suvaco da Asa: inspirado no carnaval de Pernambuco, toca muitas marchinhas, frevo, baião e muito mais.
  • Samba da Mulher Bonita: feito por mulheres e para mulheres, leva o melhor do axé, samba, marchinhas e forró para o Carnaval de Brasília.

Carnaval de Brasília

Mesmo com maior foco em festivais e shows, os quatro dias (sábado, domingo, segunda e terça) do Carnaval de Brasília também tem grande movimentação de blocos. Alguns deles se apresentam gratuitamente nos palcos do Setor Carnavalesco Sul, uma plataforma fechada com 35.000 m² de espaço interno. Outros se apresentam -também de graça- no Parque da Cidade, que fica na Asa Sul. 

Principais blocos de Carnaval de Brasília

  • Rebu, o Bloco: voltado para as mulheres lésbicas, bissexuais e trans, o bloco conta com banda ao vivo e DJs.
  • Concentra Mais Não Sai: fundado em 2000, é um dos mais tradicionais de Brasília!
  • Na Batida do Morro: o bloco toca o melhor do funk, com hits dos anos 2000 e atuais.
  • Mamata Difícil: ao som de clássicos do rock brasileiro, com músicas emblemáticas e significativas para a resistência nacional, o bloco tem um mote de protesto político.
  • Eduardo e Mônica: o bloco surgiu com a intenção de transformar as clássicas músicas de Renato Russo e de outras bandas do rock nacional em batucada!
  • Raparigueiros: com o objetivo de impulsionar todas as formas de arte, o bloco leva cultura e lazer de alta qualidade aos brasilienses desde 1992!
  • Baratona: criado em 1976, ele surgiu como uma brincadeira de maratona em bares!
  • Baratinha: com músicas infantis e brincadeiras, é um dos blocos mais tradicionais da Capital Federal.
  • Vassourinhas de Brasília: é o mais antigo bloco de frevo da cidade.
  • Maria Fumaça: é dedicado aos ritmos jamaicanos.
  • Galinho de Brasília: criado por amigos pernambucanos em 1992, é um dos desfiles mais tradicionais de Brasília.
  • Asé Dudu: fundado em 1987, é um dos mais tradicionais da cidade e tem matriz afro-brasileira. 
  • Menino de Ceilândia: frevo, ritmos de maracatu e axé fazem parte do estilo musical que compõe o bloco.
  • Pacotão: é o bloco mais antigo de Brasília e se caracteriza por sua crítica política contra todos os governos.

Pós-Carnaval de Brasília

O folião que passou o Carnaval fora de Brasília, mas ainda quer um chorinho da curtição não precisa se preocupar. O sábado e domingo seguintes ao feriado marcam o Pós-Carnaval onde alguns blocos aproveitam para fazer os últimos desfiles de rua do ano.

Principais blocos de Pós-Carnaval de Brasília

Onde acontece o Carnaval de Rua de Brasília

Agora que você já tem todas as informações sobre como acontece o Carnaval de Brasília e dicas para aproveitar a folia da melhor maneira possível, já dá pra começar a planejar a sua viagem, né? 

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Brasília não tem como ser uma escolha errada!

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuabrasilia e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Brasília 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!

Veja também: