Como é o Carnaval em Recife?

Mais de 1,5 milhões de pessoas se juntam para aproveitar o Carnaval de Recife! A folia começa com o desfile do bloco O Galo da Madrugada, que é o maior do mundo, e segue pelos seis dias seguintes. Completamente gratuita, a folia recifense é dividida no Desfile das Escolas de Samba, nos blocos de rua e nos grandes shows de artistas renomados que acontecem no Marco Zero.

A folia carnavalesca da cidade é dividida em mais de 40 pólos. As escolas de samba tomam as ruas na madrugada de segunda para terça de Carnaval. Os blocos desfilam durante o feriado durante o dia. Os grandes shows também acontecem nos dias oficiais do Carnaval com mais foco na cena noturna. Portanto, os foliões conseguem aproveitar mais de um tipo de festa carnavalesca no mesmo dia ao passarem o feriado na cidade pernambucana!

Se você quer entender melhor como funciona o Carnaval em Recife, se liga nessas dicas:

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Recife e Olinda: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Recife e Olinda: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda

Desfiles de Escolas de Samba de Recife

Na madrugada de segunda para terça-feira de Carnaval, a cidade de Recife é tomada pelo brilho, cores, samba no pé e felicidade dos Desfiles das Escolas de Samba. A apresentação é dividida no desfile do Grupo 1, maior divisão da competição, com duas escolas e do Grupo Especial, menor divisão, com mais duas agremiações. Em 2023, pela primeira vez, a festa aconteceu em uma passarela montada na Rua João Lyra, em Santo Amaro, ao lado do Parque 13 de Maio. A apuração e divulgação do resultado da escola vencedora acontece na quinta-feira após o feriado no Pátio São Pedro.

O desfile de Recife não é pautado apenas na competição entre as quatro escolas de samba. Além do evento para definir as melhores colocadas, outros tipos de agremiações também podem tomar seu lugar na passarela. Promovida pela prefeitura, a apresentação é aberta ao público. Em 2023, mais de 200 agremiações divididas nas categorias de troças, clubes de frevo, caboclinhos, la ursas, bois, maracatus de baque solto e de baque virado, blocos líricos de pau e corda e tribos de índio desfilaram sem estarem competindo no Grupo 1 ou no Grupo Especial. 

Carnaval de Rua de Recife

Dividido entre 44 pólos, sejam eles centralizados, descentralizados e comunitários, e uma programação lotada de atrações, o Carnaval do Recife é famoso por ser um evento multicultural com presença marcante de manifestações populares.

Uma das características mais marcantes da festa da cidade são as fantasias inspiradas em personalidades conhecidas! Lá, o Carnaval é livre para todos, com blocos ou grupos com permissão para tocarem suas próprias variedades de músicas e fazerem o seu próprio show. 

Conhecido como o Carnaval de Rua mais democrático do mundo, é possível curtí-lo de graça, a não ser se o folião optar por acompanhar os desfiles nos camarotes dos blocos ou quiser aproveitar as festas noturnas. Desfiles tradicionais são o carro chefe dos blocos da cidade e acontecem no bairro do Recife Antigo. Outros tipos de blocos como LGBT, infantis e temáticos também têm espaço na folia.

Durante o feriado, um momento tocante da comemoração é a Noite dos Tambores Silenciosos, uma homenagem aos escravos africanos que morreram na prisão. A cerimônia reúne maracatus para louvar a Virgem do Rosário, padroeira dos negros, na noite de segunda-feira, no Pátio do Terço.

A maratona de shows e eventos estão espalhados pelo Marco Zero, Rua da Moeda, RecBeat e Praça do Arsenal. Inclusive, a abertura e o encerramento da festa acontecem no Polo Marco Zero, sempre com apresentações grandes. Alguns nomes que já marcaram presença na festa pernambucana foram Alceu Valença, Elba Ramalho, Lenine, Gaby Amarantos, Fafá de Belém, Pabllo Vittar, Emicida e muitos outros. O fim oficial do Carnaval de Recife acontece com o Arrastão do Frevo, que é um cortejo gratuito pelas ruas do bairro Recife Antigo.

Prévias de Carnaval de Recife

Desde o mês de janeiro, já é possível entrar no clima de Carnaval na cidade de Recife. Conhecida como prévia carnavalesca, a época é marcada por eventos como desfiles itinerantes, bailes, encontros e ensaios. Também gratuita, a época é um gostinho do que vai rolar durante o feriado, sem desfiles oficiais de blocos ou grandes shows.

Carnaval de Recife

Na noite da sexta-feira de Carnaval, é iniciada a maratona de apresentações de artistas, porém, a folia de Recife só começa oficialmente com o desfile do Galo da Madrugada, o maior bloco do mundo, que acontece de manhã cedinho no sábado. A festa carnavalesca dura até a sexta-feira seguinte com desfiles de blocos tradicionais e shows em quase todos os horários do dia e em diversas regiões da cidade.

Principais blocos de Carnaval de Recife

  • Galo da Madrugada: maior bloco do Recife e do mundo, é composto por carros alegóricos e trios elétricos.
  • Bloco da Saudade: é um dos mais tradicionais blocos líricos da cidade e foi criado em homenagem ao compositor Edgar Moraes.
  • Bloco das Flores: com mais de 100 anos de história, é o bloco mais antigo de Recife e Pernambuco. 
  • Eu Quero Mais: fundado em 1992, tem como missão preservar as tradições do frevo.
  • Amantes de Glória: começou como uma brincadeira de amigos e se tornou uma das festas mais animadas e procuradas de Pernambuco. 

Shows do Carnaval de Recife

O Marco Zero, a Rua da Moeda, o RecBeat e a Praça do Arsenal são palcos (literalmente) para shows de grandes artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Pabllo Vittar, Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, Chico César, Duda Beat, Maria Rita, Sorriso Maroto, Emicida e muitos outros durante o Carnaval de Recife no ano de 2023. A festa carnavalesca da cidade é tão conhecida por essas apresentações quanto pelo Carnaval de Rua. Os shows são um grande atrativo por serem uma oportunidade de assistir atrações renomadas, com um line-up semelhante ao de festivais, de forma gratuita.

Onde acontece o Carnaval de Rua de Recife 

Agora que você já tem todas as informações sobre como acontece o Carnaval de Recife e dicas para aproveitar a folia da melhor maneira possível, já dá pra começar a planejar a sua viagem, né? 

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Recife não tem como ser uma escolha errada!

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocos.recife.olinda e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Recife e Olinda 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!

Veja também: