Como é o Carnaval de Florianópolis?

O Carnaval de Florianópolis é composto pelo desfile das escolas de samba, blocos de enredo e sociedades carnavalescas na Passarela do Samba Nego Quirido, pelos blocos de rua ao redor da cidade e pelos eventos e festas -principalmente de música eletrônica- que acontecem em clubes e casas noturnas durante o feriado.

Ao longo dos anos, as transformações da cidade e do tempo mudaram o Carnaval na Ilha da Magia: os desfiles passaram a ser cada vez mais organizados, foi construído um palco para a passagem das escolas, os blocos cresceram e seguiram a festa nas ruas. O grande diferencial do Carnaval na cidade é marcado pelas atrações internacionais e nacionais de peso que se apresentam em Jurerê. 

Se você quer entender melhor como funciona o Carnaval em Florianópolis, se liga nessas dicas:

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Floripa: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Florianópolis

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Floripa: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Florianópolis

Desfile de Escolas de Samba de Florianópolis

Em 2023, o Desfile das Escolas de Samba de Florianópolis foi o maior da história da cidade. Dez agremiações tomaram a Passarela Nego Quirido sem poderem ser rebaixadas, já que só existe um grupo de agremiações. O desfile contou com escolas de samba filiadas, parceiros públicos e privados.

Avaliadas por jurados cariocas, as agremiações precisam atender elementos obrigatórios como a comissão de frente, o mestre-sala e porta-bandeira, a bateria, a ala das baianas, ao menos um carro alegórico, os adereços, um enredo e um samba-enredo. Cada escola precisa ter, no mínimo, 900 componentes, divididos entre 120 na bateria, 30 baianas, de 10 a 15 pessoas na comissão de frente e 2 casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Os desfiles das escolas de Floripa são realizados a partir da noite de sábado até a madrugada do domingo de Carnaval. A apuração acontece na segunda-feira. 

Passarela do Samba Nego Quirido

Localizada no bairro Prainha, no Centro da capital, a passarela é o sambódromo de Florianópolis. Inaugurada em 1989, foi nomeada em homenagem ao fundador de uma das escolas de samba mais tradicionais e a segunda mais antiga de Florianópolis, a Copa Lord.

Em 2020, os ingressos para assistir os desfiles custaram de R$20 (meia) a R$40 (inteira) e puderam ser compradas em sites como https://www.ingresse.com/complexonegoquirido ou https://site.blueticket.com.br/evento/31605/arquibancadas-e-frisas-das-escolas-de-samba-carnaval-floripa-2023

A estrutura é dividida em 4 arquibancadas, 8 camarotes e 2 frisas. As arquibancadas Verde, Azul e Amarela ficam de um lado da passarela e a arquibancada Vermelha do outro. A frisa com mesas para 6 pessoas está localizada na frente da arquibancada Vermelha e a frisa para grupos de 10 pessoas fica ao lado.

(Divulgação/ Complexo Nego Quirido)

Camarotes Carnaval Floripa

Com vista privilegiada, atrações exclusivas, assentos confortáveis, comida e bebidas inclusas, é possível assistir os desfiles dentro dos Camarotes que estão espalhados pela Passarela Nego Quirido.

  • Camarote Vip Room: conta com serviços de qualidade de open bar premium, open food assinado pelo restaurante estação 261, ambiente interno climatizado, atração nacional e banheiro de alvenaria, piso de cimento e vista privilegiada;
  • Camarote Swing e Balada: visão privilegiada, conforto, qualidade, atrações exclusivas, sistema all inclusive de gastronomia requintada e bebidas premium são as características do camarote.
  • Camarote Premium: é um espaço confortável e limitado, com vista privilegiada para os desfiles, localizado ao lado do recuo da bateria e com um serviço diferenciado com open bar, open food, e Roda de Samba e DJ nos intervalos dos desfiles.
  • Camarote Que Beleza!: a melhor vibe do mundo com gente fina, elegante e sincera, open bar, open food e atrações!
  • Camarote Samba Catarina: muito samba, bons drinks e alegria são a receita perfeita para o camarote.
  • Camarote Mô Quirido: o espaço busca vestir o orgulho dos manezinhos da Ilha, bem como aqueles que simpatizam com a terra, a cultura e as crenças com samba e pagode nos intervalos. 
  • Camarote Floripa: inspirado nos charmosos camarotes da Sapucaí, tem uma área total de 1600m² com tablados elevados que fazem com que os foliões tenham uma melhor visão do desfile de qualquer lugar do camarote, além de ser praticamente todo coberto.

Carnaval de Rua de Florianópolis

Os blocos do Carnaval de Florianópolis, que são gratuitos, desfilam por diversas regiões da cidade e costumam acontecer mais pelo período da manhã/ tarde. Os blocos oficiais não saem à noite, nesta hora acontecem festas e bailes famosos e renomados, que são pagos. 

A Ilha da Magia conta com blocos de diversos tipos e características diferentes, existem blocos grandes, blocos pequenos, blocos com trios elétricos, blocos temáticos, blocos tradicionais, blocos de bairros, blocos com estilos musicais variados, blocos parados, blocos focados no público LGBT e mais!

Carnaval de Rua de Florianópolis

O Carnaval de Rua de Floripa começa no sábado e dura até a terça-feira. Durante os quatro dias, acontecem os desfiles oficiais dos blocos que se espalham por diversas regiões da cidade e possuem características diferentes em cada lugar.

Existem regiões nas quais a folia é mais voltada para famílias, outros mais para jovens, outros mais para a festa noturna e por aí vai! É possível encontrar diferentes vertentes da festa carnavalesca em Florianópolis.

Principais blocos de Carnaval de Florianópolis

  • Bloco dos Sujos: é o mais famoso e o maior do Carnaval de Florianópolis onde os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem.
  • Istepô Gay: com mais de 20 anos de existência, o bloco toca apenas as tradicionais marchinhas de Carnaval.
  • Batuqueiros do Limão: é o mais antigo e tradicional de Florianópolis e sai às ruas durante todos os dias de Carnaval.
  • Bloco do Vale 1007: criado pela balada 1007 Florianópolis, promete muita música boa, sorrisos e alegria.
  • Sou + Eu: é um dos mais antigos blocos de sujos da cidade, formado por um grupo de amigos.
  • Pauta Que Pariu: organizado pelos jornalistas de Santa Catarina, é uma homenagem em forma de deboche para os profissionais.
  • Vexame: é um dos maiores blocos LGBT de música eletrônica da ilha!
  • Bagaço da Laranja: o bloco promete muita alegria, animação e festança.
  • União da Ilha da Magia: a escola de samba União da Ilha da Magia criou um bloco para garantir a folia fora da avenida.
  • Baiacú de Alguém: feito para toda a família, toca muitas marchinhas, sambas e MPB.
  • Não Me Kahlo: contra a opressão e a favor da igualdade de gênero, o bloco é a festa de Carnaval da primeira bodega com temática feminista do Brasil!

Ressaca de Carnaval – Festas e Shows de Florianópolis

Com grande foco na música eletrônica, as casas noturnas e bailes ganham a cena durante o Carnaval de Florianópolis com festas pagas. Isso faz com que a folia catarinense seja referência no Carnaval do ritmo! 

A cidade também é famosa pelos shows de grandes artistas -de todos os estilos musicais- que acontecem antes, durante e, principalmente, depois do Carnaval. O Arpoador P12, em Jurerê Internacional, é um dos locais mais quentes de Floripa durante o feriado, com atrações exclusivas todos os dias! Nos clubes da ilha acontecem os Carnavais de Salão, onde as bandas tocam marchinhas, samba-enredo, frevo, axé e mais para os foliões que preferem curtir o feriado em lugares fechados ao invés da rua. 

Onde acontece o Carnaval de Rua de Florianópolis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Florianópolis não tem como ser uma escolha errada!

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuafloripa e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Florianópolis  2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!

Veja também: