Carnaval no Rio 2020: Dicas para você curtir o melhor dos blocos de rua

Já foi dada a largada para o Carnaval no Rio de Janeiro! A celebração nas ruas cariocas, uma das mais tradicionais do país, começou oficialmente com a apresentação do Bloco da Favorita no dia 12 de janeiro. Programando como vai ser a sua folia daqui pra frente? Então dá uma olhada nessas dicas para aproveitar o melhor da festa!

QUANDO ROLA O CARNAVAL

Neste ano a Riotur, empresa responsável pela organização do Carnaval de rua na cidade, planeja 50 dias de folia. A partir de agora, todos os fins de semana serão repletos de eventos antecipando o tão esperado feriado do dia 25 de fevereiro, que esse ano cai em uma terça-feira. E como a festa não tem hora pra acabar, o fim de semana seguinte também tem festa, no período conhecido como pós-Carnaval.

PÚBLICO E BLOCOS

O Carnaval de rua do Rio é reconhecido no mundo todo pela sua folia, que a cada ano toma proporções maiores: só em 2019, mais de 7 milhões de foliões tomaram as ruas da cidade.

Em 2020, 543 blocos estão cadastrados, número superior aos 509 blocos do ano passado. Os megablocos vão continuar ocupando o Centro, decisão que foi bem recebida pelo público em 2019.

Se você não curte grandes multidões, também não precisa se preocupar: o Rio conta com blocos para todos os gostos, dos mais conhecidos até os blocos secretos!

Veja também:
– Agenda de Blocos RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro
– Lista de Blocos RJ:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

CIRCUITOS

O Centro da cidade tem menos moradores e conta com um trânsito reduzido, o que levou a Riotur a concentrar os desfiles com maior público – os chamados megablocos – por lá, como o Cordão da Bola Preta, o Fervo da Lud, da cantora Ludmilla, o Bloco das Poderosas, da cantora Anitta, e o Monobloco. Mas o Carnaval do Rio está espalhado por todas as regiões da cidade, com desfiles tradicionais como o do Cacique de Ramos, na zona norte, e o Banda de Ipanema, na zona sul.

TRANSPORTE

Vamos concordar que carro no Carnaval só se for o alegórico! Para chegar nos blocos de rua, a melhor opção é o transporte público, como o metrô e os ônibus, que estarão circulando com organização dedicada para o evento.

Geralmente, o metrô do Rio funciona 24h durante os dias do Carnaval.

Táxis ou carros por aplicativo também são boas opções, mas devem ser chamados longe das multidões.

Lembre-se que essa época do ano é ideal para esticar as pernas e botar o pé na rua, então opte por caminhar sempre que possível. Quando estiver a pé, é importante respeitar as sinalizações distribuídas pelos trajetos e as orientações dos agentes de trânsito.