Carnaval de rua no Rio de Janeiro: conheça os blocos secretos

O Carnaval do Rio de Janeiro conta com mais de 400 blocos oficiais, mas é nos blocos secretos que se esconde o melhor da festinha. Com público menor, seguindo a premissa de que menos gente é garantia de mais curtição, esses bloquinhos não possuem perfis nas redes sociais, não divulgam data, hora e lugar de saída, nossa única certeza é de que o ponto de encontro é o Centro e que a diversão é garantida! Conheça 5 blocos secretos do Rio de Janeiro.

 Veja também:
Agenda de Blocos RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro
Lista de Blocos RJ:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Bloco Secreto

O Bloco Secreto já desfilou com os nomes “Epa Rei”, “O Centrão Vai Virar Mar”, “Boa Noite Cinderela”, “Oh Ménage”, entre outros. A ideia é não ser exclusivo, mas evitar uma grande multidão como acontecem nos megablocos.

Boi Tolo

Em 2006, o Cordão do Boitatá, bloco tradicional do Rio, não saiu e os foliões que chegaram ao local da concentração saíram em cortejo atrás de um homem vestido de anjo que tocava trompete. Assim, nasceu o Boi Tolo, um dos primeiros clandestinos. A brincadeira cresceu tanto que segue todos os anos com os fiéis foliões, desfilando por todo o Rio de Janeiro em diferentes cores de cordões.

Sereias da Guanabara

Seguindo a mesma ideia de que “menos é mais”, o Sereias da Guanabara, promete marchinhas com muita crítica política e deboche!

Minha Luz É de Led

Para quem conhece o Carnaval do Rio, ver a cidade “mais iluminada” na quinta-feira que antecede o Carnaval já é uma tradição. O bloquinho sai pelas ruas com duas bicicletas e um som, bem intimista, e reúne os foliões mais acesos com adereços e fantasias de luz.

Desce, Mas Não Sobe

A agremiação nasceu em Santa Teresa e reuniu uma multidão no ano passado. Informações sobre o local, o dia e a hora só são divulgados boca-a-boca para assegurar o sigilo. É um dos mais secretos do Rio.

Bunytos de Corpo

Bunytos de Corpo foi criado em 2010 no Recife e chegou ao Rio de Janeiro dois anos depois. O desfile começa à tarde e adentra a madrugada. É conhecido pelas coreografias coletivas que ironizam o culto ao corpo e roupas ao estilo dos anos 1980.


Pode não parecer, mas os blocos secretos se organizam tanto quanto os megablocos tradicionais, a diferença é que é tudo em segredo. O Coletivo Ocupa Carnaval reúne integrantes e músicos dos blocos secretos há 5 anos, como espaço de criação de marchinhas e cortejos. Fica a dica para quem quer conhecer esses blocos alternativos!