Pré-Carnaval SP 2020: Confira as datas, blocos e novidades

Notícias

O Carnaval começa cedo em São Paulo! Com tantas atrações na cidade, as festas que acontecem com semanas de antecedência também se tornam parte do calendário.

Em 2020, o feriado de Carnaval cai oficialmente no dia 25 de fevereiro, uma terça-feira. Mas a boa notícia é que não precisa esperar até lá para começar a cair na folia! Os bloquinhos de rua e as festas fechadas já acontecem desde cedo, no período do pré-Carnaval.

O fim de semana anterior, a partir do dia 15/2, portanto, compreende o pré-Carnaval de 2020. Neste período, muitos blocos de rua já fazem seus desfiles oficiais de Carnaval. Para o público, é uma alternativa para curtir a folia em São Paulo fora do feriado, data que normalmente recebe mais turistas.

 Veja também:
– Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo
– Lista de Blocos SP:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

Na zona sul, costumam sempre aparecer na programação os desfiles do Bangalafumenga, Monobloco, Gambiarra, Beleza Rara, Bicho Maluco Beleza, Frevo Mulher e Sargento Pimenta.

A região de Pinheiros fica agitada com os blocos Ritaleena, Fabuloso Bloco Amélie Pulando, Confraria do PasmadoGambiarra.

O pré-Carnaval também anima a região do Centro com Casa Comigo, A Madonna Tá AquiAcadêmicos do Baixo Augusta. Na zona norte, desfiles como o do Bloco do Fervo arrastou milhares de foliões em 2019.

Confira aqui os destaques do fim de semana pré-Carnaval em São Paulo!

Sábado (15/2)

Sargento Pimenta

O nome é inspirado no álbum da banda Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e o que você vai ouvir se for pular Carnaval com essa galera é Beatles à brasileira. Saiba mais.

Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, do número 4150

Quando: 9h30

Casa Comigo

O bloco Casa Comigo foi fundado em 2013, por um grupo de amigos que tinha como proposta fazer uma folia genuína, aberta e democrática. São cerca de 50 ritmistas tocando marchinhas, sambas, forró, indie e o que mais animar a galera. Saiba mais.

Onde: Avenida São João

Quando: 11h

Frevo Mulher com Elba Ramalho

Mais um ano Elba Ramalho puxa o bloco Frevo Mulher pelas ruas de São Paulo e promete emocionar com um repertório cheio de sucessos dos seus mais de 40 anos de carreira e muita energia regional! É o estado inteiro de Pernambuco pertinho de você durante o Carnaval. Saiba mais.

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, 220

Quando: 11h

Bloco da Favorita

Ao som de muito funk, o Bloco da Favorita, tradicional no Rio de Janeiro, também agita multidões em São Paulo! Saiba mais.

Onde: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, 550

Quando: 11h

Arrianu Suassunga

Homenageando o escritor Ariano Suassuna, o bloco é uma orquestra de alfaias que brinca maracatus, côcos, caboclinhos, entre outros ritmos tradicionais com alma contemporânea. Saiba mais.

Onde: Rua Padre Carvalho

Quando: 12h

Ritaleena

A musicista Alessa Camarinha e a figurinista Yumi Sakate tinham o sonho de fazer um bloco de rua que fosse uma homenagem à cidade de São Paulo e que também remetesse a uma figura feminina – a roqueira Rita Lee foi a escolhida. Saiba mais.

Onde: Rua dos Pinheiros, 1037

Quando: 12h

Passaram a Mão na Pompeia

Criado em 2010 por amigos, o Bloco Passaram a Mão na Pompéia busca concretizar um desejo antigo de resgatar as tradicionais marchinhas de carnaval. O encontro de gerações é o mote da fanfarra, fazendo com que as marchinhas se perpetuem como cultura popular. Saiba mais.

Onde: Rua Ministro Ferreira Alves

Quando: 12h

Bicho Maluco Beleza

A magia do Carnaval de Pernambuco é aqui! Prepare seu coração e curta uma grande festa cheia de animação e alegria com o mestre do forró Alceu Valença. “La Belle De Jour”, “Anunciação”, “Coração Bobo”… todos os hinos que fazem parte do Carnaval e do universo Valenciano têm presença garantida do repertório. Saiba mais.

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, 220

Quando: 13h

Beleza Rara

Hoje sou feliz e canto só por causa… da Banda Eva! O bloco Beleza Rara nasce da ideia de reviver o melhor Carnaval do mundo, explorando a ampla discografia do axé. Com apoio do grupo Eva, o bloco vem se tornando tradicional no carnaval paulistano. Saiba mais.

Onde: Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, 550

Quando: 13h

Bangalafumenga

A banda e bloco de rua Bangalafumenga nasceu no Rio de Janeiro em 98 e em 2012 veio para São Paulo e se tornou um dos bloquinhos de rua paulistanos mais tradicionais. Conhecido por transformar músicas em marchinhas, funk e samba, o repertório inclui músicas regionais, MPB, cirandas, além de composições autorais. Saiba mais.

Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4150

Quando: 14h

Domingo (16/2)

Confraria do Pasmado

Uma história de samba, marchinhas e axé – mas muito samba mesmo. Uma história de um bloquinho de rua que estreou em 2007, pelas ruas da Vila Madalena, e no último Carnaval reuniu quase 25 mil pessoas. Saiba mais.

Onde: Rua dos Pinheiros, 1037

Quando: 11h

Bloco do Fervo

A banda Fervo Samba Show garante um dos maiores carnavais de São Paulo e o maior da Zona Norte! O bloco tem raiz sambista, levando para o povo os melhores sambas enredo e muitos outros estilos. Saiba mais.

Onde: Av. Dumont Vilares, 1501

Quando: 12h

Orra, Bello!

A melhor forma possível de homenagear os mooquenses foliões é através de muito samba e marchinha em pleno domingo de Carnaval. Orra, Bello! A diversão familiar está garantida no tributo ao bairro mais paulistano da cidade. Saiba mais.

Onde: Rua Borges de Figueiredo, 200

Quando: 13h

Monobloco

O Monobloco é uma oficina de percussão durante o ano todo. Mas é mesmo no Carnaval que tudo pega fogo. Criado em 2000, o bloco se tornou um dos maiores da festa: tem quase 170 integrantes (sendo cinco vocalistas, um cavaco, uma guitarra e 160 percussionistas) e acumula mais de 500 apresentações! Saiba mais.

Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, 220

Quando: 13h

Acadêmicos do Baixo Augusta

Gerido pela Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, a ONG sem fins lucrativos tem a missão de promover a cultura, desenvolver e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade em um espaço mais humano e democrático. Saiba mais.

Onde: Rua da Consolação, 2195

Quando: 14h

Pilantragi

O bloco que se inspirou na música de Wilson Simoninha tem por trás como idealizador Rodrigo Bento. A Pilantragi começou como sua festa pessoal de 30 anos, se tornou uma festa significativa no cenário da noite paulistana, e então o bloco de rua veio como consequência. Na verdade, tudo começou antes: com uma paixão por música popular brasileira. Saiba mais.

Onde: Estação Água Branca

Quando: 14h

Gambiarra

A famosa festa paulistana virou bloco e vai de novo às ruas para celebrar o carnaval com os foliões. Saiba mais.

Onde: Rua Henrique Schaumann, 567

Quando: 14h

 

Fique ligado na programação e nas novidades do Blocos de Rua para não perder nenhuma festa!