Carnaval em Brasília 2020: dicas para curtir o melhor dos blocos de rua

Vai passar o Carnaval em Brasília pela primeira vez e não ainda não sabe muito bem como funciona? Relaxa! Por aqui, você encontra dicas de transporte, os principais circuitos e outras informações importantes para que você não perca nada da festa.

QUANDO ROLA O CARNAVAL

O fim de semana pré-Carnaval, nos dias 15 e 16 de fevereiro, já tem desfiles oficiais de blocos rolando na cidade. Também durante o feriado, Brasília fica cheia de blocos de rua que se espalham pelas principais regiões da capital durante todo o dia.

Mas o folião pode encontrar ainda Carnaval fora de época em Brasília. É possível curtir shows, ensaios e festas carnavalescas rolando desde janeiro. Fique de olho em nossa programação para não perder nada!

PÚBLICO E BLOCOS

O Carnaval de rua de Brasília encara uma crescente – tanto em número de público quanto de blocos participantes. Em 2019, foram mais de 760 mil foliões seguindo cerca de 200 desfiles durante todo o período do Carnaval.

Para 2020, a prefeitura recebeu o cadastro de mais de 20 novos blocos que prometem ocupar as ruas com muita festa.

Além dos blocos de rua, a cidade conta também com eventos pagos como o Carnaval no Parque. A festa fechada recebe shows de grandes artistas brasileiros, e em 2020 nomes como Bell Marques, Zé Neto e Cristiano, Banda Eva, Monobloco, Saulo e Wesley Safadão estão confirmados.

Veja também:
– Agenda de Blocos Brasília: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Brasília
– Lista de Blocos Brasília: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Brasília

CIRCUITOS

Desde 2019, o Carnaval de rua em Brasília foi dividido nos chamados “setores carnavalescos”. A prefeitura organizou os principais blocos da cidade entre Setor Comercial Sul (conhecido no feriado como Setor Carnavalesco Sul), Setor Norte (Praça dos Prazeres, 201 Norte), Centro (Estádio Mané Garrincha), Taguatinga (Taguaparque) e Planaltina (Vila Buritis).

TRANSPORTE

Deixe o carro em casa durante o Carnaval. Além de ser muito mais fácil se locomover por transporte público, você não gasta dinheiro com estacionamento e garante a segurança de todos.

Para atender à alta demanda, Brasília costuma ter um aumento no número de ônibus e trens circulando durante o período do Carnaval. 

Além da maior disponibilidade dos veículos, o horário do funcionamento do metrô também é alterado. Em anos anteriores, a circulação foi ampliada até meia-noite nos dias do feriado, o que deve acontecer novamente em 2020.