Lavagem do Bonfim: conheça datas e programação

Conhecida como um símbolo do sincretismo religioso da Bahia, a Lavagem do Bonfim é uma celebração que acontece em Salvador e conta com um cortejo que expõe uma pequena imagem do Senhor do Bonfim pelo capelão da Igreja do Bonfim. 

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

História da Lavagem do Bonfim

Uma das datas mais importantes do calendário de festas típicas de Salvador é a Lavagem do Bonfim. Na data, que é móvel (sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis), baianos e turistas caminham da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Basílica do Bonfim. 

O evento começou a ser celebrado com um oficial da Armada Portuguesa trouxe de Lisboa uma imagem de Cristo que foi conduzida para a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha em Salvador no ano de 1745. Até que, em julho de 1754, o santo foi transferido para uma igreja só sua, que fica na Colina Sagrada, onde a atribuição de poderes milagrosos tornou o Senhor do Bonfim objeto de devoção popular e centro de peregrinação mística e sincrética.

Como funciona a Lavagem do Bonfim

Com milhares de fiéis, o evento começa após um culto ecumênico e, em seguida, dá-se início à caminhada de 8 quilômetros. Ao chegar na Praça do Bonfim, encontram-se barraquinhas de comidas e bebidas e acontece a lavagem feita pelo cortejo de baianas. As pessoas também se revezam no gradil da igreja para amarrar fitinhas (sim, aquelas coloridinhas que muita gente tem amarrada no pulso e que formam cenários lindos nas igrejas da Bahia) e fazer pedidos. Ao final do dia, é normal que o público realize passeios de barcos, lanchas ou escunas pela Baía de Todos os Santos para não terem que andar os 8km de volta, tornando o dia -além de religioso- em um evento divertido e bonito.

Programação Lavagem do Bonfim 2023

Data: 12/1

Local: Basílica da Conceição da Praia – Comércio

Preço: Grátis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Salvador não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasalvador e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Salvador 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!