Festa de Yemanjá: conheça datas e programação

Cultuada em diversas religiões, culturas e cidades, Iemanjá recebe um lindo tributo na cidade de Salvador com cortejos marítimos, muita música e flores. 

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

História da Festa de Yemanjá

A maior festa do Brasil em homenagem a Iemanjá acontece em Salvador. Celebrada sempre no dia 2 de fevereiro, dia da orixá. O evento surgiu quando a comemoração do presente de Iemanjá -do candomblé- migrou do Dique de Tororó para o mar, em 1924. 

Em 1930, um padre se recusou a celebrar a missa porque, durante seu sermão, houve uma discussão após o sacerdote manifestar que considerava cultuar a mulher com rabo de peixe uma prática ignorante. Os pescadores, então, se sentiram ofendidos e pararam de participar da missa no dia da entrega dos presentes e passaram a homenagear a Rainha do Mar. Assim começou a ser comemorada a Festa de Yemanjá, que só ficou conhecida por esse nome em 1960.

Independente da religião de quem participa da festa, as pessoas sempre levam flores, perfume, champanhe e velas para a orixá. No ano de 2020, a Festa da Yemanjá  foi tombada como Patrimônio Cultural de Salvador como uma maneira de preservar a tradição, que ocorre desde 1920.

Como funciona a Festa de Yemanjá

Inspirando comemorações em diversas cidades ao redor do Brasil, a Festa de Yemanjá de Salvador começa já na madrugada do dia 2 e conta com a participação de devotos do candomblé, umbanda e catolicismo. A imagem belíssima de praias lotadas de fiéis usando roupas brancas ou azuis claras enquanto colocam ofertas e bilhetes com pedidos em balaios que são levados para o alto mar por embarcações é marcante durante o evento. O saveiro com a oferenda dos pescadores vai sempre à frente do cortejo, criando uma belíssima paisagem em homenagem à Rainha do Mar. 

Programação Festa de Yemanjá 2023

Data: 2/2

Local: Colônia dos Pescadores – Rio Vermelho

Preço: Grátis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Salvador não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasalvador e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Salvador 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!