Festa de Santa Bárbara: conheça datas e programação

Pétalas vermelhas e o cheiro de alfazema tomam completamente as ladeiras do Pelourinho durante a Festa de Santa Bárbara! Reconhecida por proteger seus devotos durante tempestades, a santa é homenageada em dezembro nas praças e mercados do Centro Histórico de Salvador.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

História da Festa de Santa Bárbara

No dia 4 de dezembro é celebrado o Dia de Santa Bárbara, e, nesta época desde o século XVII, é realizada uma festa em homenagem à madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados na Igreja de Santa Bárbara de Salvador. Ela também é uma figura importante do Candomblé, onde é conhecida por Iansã, a orixá dos raios e das tempestades.

O evento em seu tributo é composto de missa, procissão, festas nos terreiros, caruru de Iansã, samba de roda e apresentações de capoeira e maculelê. Em dezembro de 2008, a festa foi tão marcante que, pelo Decreto Estadual nº 11.353/2008, tornou-se patrimônio imaterial da Bahia.

Como funciona a Festa de Santa Bárbara

Com muita emoção e representando uma das cenas mais bonitas de Salvador, o cortejo sai da Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, acompanhado do som dos atabaques, depois sobe para a Catedral Basílica de Salvador onde os devotos recebem um banho de mangueira. Durante a caminhada, os fiéis costumam carregar a imagem da santa, que é recebida por fogos de artifício ao passar pelo Corpo de Bombeiros. A festa acaba no Mercado de Santa Bárbara, onde é servido caruru para os presentes. De tão linda, Santa Bárbara costuma ser uma rota típica no trajeto de fotógrafos, que capturam imagens lindas lotadas de fé e pétalas de rosas!

Programação Festa de Santa Bárbara 2023

Data: Em breve

Horário: Em breve

Local: Igreja de Santa Bárbara – Pelourinho

Preço: Grátis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Salvador não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasalvador e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Salvador 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!