Festa de Boa Viagem: conheça datas e programação

A festa em homenagem ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Boa Viagem já se tornou tradição na capital baiana, marcando a chegada de um novo ano, com ápice das celebrações no dia 1º de janeiro. 

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

História da Festa de Boa Viagem

Em Salvador, o último dia do ano e o primeiro do ano seguinte são marcados pela tradicional Festa de Boa Viagem. Iniciada em 1750, ela busca fortalecer a fé e a esperança dos fiéis. Foi instituída pelos capitães que, no dia 31 de dezembro, agradeciam pelo ano que chegava ao fim e, no dia 1º pediam bênçãos e proteção a Bom Jesus dos Navegantes.

Com origem portuguesa, a festa tem origem no navegante Francisco Homem del Rey, que, ao vir para o Brasil, trouxe, em sua travessia pelo Oceano Atlântico, uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Como funciona a Festa de Boa Viagem

Há mais de 200 anos, fiéis participam da homenagem com uma procissão marítima, que leva a imagem de Bom Jesus há quase 130 anos. No último dia do ano, o percurso é feito do Largo da Boa Viagem até a Basílica da Conceição da Praia. No primeiro dia do ano seguinte, centenas de embarcações acompanham a Galeota Gratidão do Povo, que carrega o santo pelas águas da Baía de Todos os Santos. Além de toda a emoção e religiosidade, o evento mostra a beleza da fé e, é claro, das paisagens marítimas de Salvador, que já são bonitas quando estão vazias e ficam ainda mais com a presença dos barcos!

Programação Festa de Boa Viagem 2023

Data: 1/1

Local: Largo da Boa Viagem – Boa Viagem

Preço: Grátis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Salvador não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasalvador e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Salvador 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!