Festa da Conceição da Praia: conheça datas e programação

A festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, que homenageia a padroeira da Bahia, é a celebração religiosa mais antiga do Brasil. Comemorada no dia 8 de dezembro, conta com a presença de padres, fiéis e seminaristas que participam de uma procissão após a missa. 

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

História da Festa da Conceição da Praia

Há mais de 470 anos, Nossa Senhora da Conceição da Praia é homenageada em Salvador com muita fé e devoção por ser a padroeira excelsa e única da Bahia. A devoção pela santa coincide, inclusive, com a própria origem da cidade de Salvador. Em 1549, navios portugueses chegaram à terra soteropolitana trazendo uma imagem da padroeira de Lisboa, que acompanhava as viagens da tropa.

O primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza, mandou construir -na parte mais alta da colina- a primeira capela em louvor à Nossa Senhora da Conceição da Praia. O culto para a santa foi o primeiro a ser realizado no Estado. A imagem, que é única em todo o mundo, foi assentada em uma primeira construção que, pela imensidão da sua fama, ficou pequena e se fez necessária a construção de uma igreja maior. 

‘Conceição da Praia’ foi um nome dado como um tributo para a própria população, já que a capela foi construída perto de uma praia, no local onde os comerciantes e marinheiros realizavam suas preces à padroeira. Em 1854, o Papa Pio IX consagrou o dia 8 de dezembro aos festejos em homenagem à Virgem. A santa foi proclamada padroeira da Bahia no ano de 1946. Após isso, Nossa Senhora da Conceição da Praia acabou se tornando uma das imagens mais célebres da América do Sul, não só pela perfeição da sua escultura, mas, também, pela devoção quatro vezes secular que lhe consagra a Bahia. No Brasil nenhuma outra imagem dispõe de títulos tão nobres.

Como funciona a Festa da Conceição da Praia

A Festa de Conceição da Praia já começa a ser celebrada no final de novembro, com a novena que acontece todas as noites na matriz da Cidade Baixa, em Salvador. Além da missa campal e procissão, o evento acontece ao redor do Mercado Modelo e conta com barracas de comidas típicas e bebidas.

Programação Festa da Conceição da Praia 2023

Data: 8/12

Local: Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia – Comércio

Preço: Grátis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Salvador não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasalvador e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Salvador 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!