Cadastro de ambulantes Carnaval Salvador 2024: como funciona, datas de inscrição e mais

O Carnaval é a festa mais popular do mundo! Milhões de foliões vão às ruas para aproveitar a melhor e maior festa de rua que existe em nosso país. E onde tem o povo, tem também muita oportunidade para os comerciantes faturarem com a venda de comidas e bebidas.

Os vendedores ambulantes podem aproveitar a festa do Carnaval para levarem seus produtos diretamente aos compradores. Mas, para isso, é importante seguir as normas do governo de cada região.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Lista de Blocos de Carnaval de Rua Salvador: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Salvador

Em Salvador, o cadastro para vendedores ambulantes trabalharem no Carnaval de rua é feito por meio do site oficial da prefeitura. Também é possível fazer a inscrição pessoalmente para aqueles que não possuem acesso à internet. Neste caso, o interessado deverá comparecer a qualquer Prefeitura Bairro de Salvador.

Em 2023, foi inaugurado um novo sistema para o cadastramento de vendedores ambulantes em festas populares da capital baiana. O prazo de inscrições foi encerrado em outubro de 2023 e ofereceu mais de 8 mil vagas para trabalhadores atuarem de forma regularizada em eventos como Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá e o Carnaval de rua.

Caso você seja um comerciante e tenha realizado o seu cadastro dentro do período divulgado, é possível conferir a situação do seu nome no novo Sistema de Cadastramento de Ambulantes. Será necessário informar o CPF e uma senha de acesso.

Para o período do Carnaval, que em 2024 acontece entre 7 e 14 de fevereiro, a prefeitura de Salvador ofereceu ao todo 4100 vagas que foram distribuídas da seguinte forma:

  • 3.400 licenças para vendedores de bebidas em isopores
  • 500 licenças para carrinhos diversos
  • 50 vagas para barracas padronizadas
  • 60 vagas para tabuleiros de baianas de acarajé
  • 65 food trucks
  • 30 veículos de venda de gelo
  • 5 licenças para recolhimento de materiais recicláveis

É importante reforçar que a regularização dos vendedores ambulantes é fundamental para garantir a segurança de todos os envolvidos nas festas de Carnaval. Somente com o aval da prefeitura os compradores terão acesso a produtos legalizados e dentro dos padrões de qualidade.