Pré-Carnaval em Salvador tem Léo Santana, Araketu e mais!

O Carnaval começa cedo em Salvador! Com tantas atrações na cidade, as festas que acontecem com semanas de antecedência também se tornam parte do calendário.

Em 2020, o feriado de Carnaval cai oficialmente no dia 25 de fevereiro, uma terça-feira. Mas a boa notícia é que não precisa esperar até lá para começar a cair na folia! Os blocos e os trios já vão para as ruas desde cedo, no período do pré-Carnaval.

O fim de semana anterior, a partir do dia 15/2, portanto, compreende o pré-Carnaval de 2020. Neste período, muitos blocos de rua já fazem seus desfiles oficiais de Carnaval. Para o público, é uma alternativa para curtir a folia em Salvador fora do feriado, data que normalmente recebe mais turistas.

 Veja também:
– Agenda de Blocos Salvador: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Salvador
– Lista de Blocos Salvador:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua Salvador

O Carnaval 2020 em Salvador tem como tema “O Carnaval dos Carnavais”, e as manifestações que antecedem a festa oficial tem nome próprio: o sábado é o dia do Fuzuê, já o domingo, do Furdunço. Nesse final de semana de agito, mais de 80 atrações sem corda fazem a alegria do povo no circuito Orlando Tapajós (o contrafluxo do Dodô/Barra-Ondina). Saindo do Clube Espanhol, as duas festas celebram os antigos Carnavais de Salvador, com muita música e animação para todos os públicos.

E na cidade com um dos carnavais mais famosos do planeta, a festa não para nem durante a semana! Na terça-feira, dia 18, o cantor Léo Santana comanda sua grande folia de pré-Carnaval, o Pipoco.

Confira aqui os destaques do fim de semana pré-Carnaval em Salvador!

Sábado (15/2)

Oficina de Frevos e Dobrados

Oficina de Frevos e Dobrados é uma sociedade musical que surgiu com o objetivo de desenvolver a musicalidade originária das filarmônicas da Bahia. Veja aqui horários e endereço da Oficina de Frevos e Dobrados.

Pierrot Tradição de Plataforma

Com as fantasias já tradicionais de Pierrot, o bloco sai pelas ruas caracterizado e com muita animação para o pré-Carnaval. Veja aqui horários e endereço de Pierrot Tradição de Plataforma.

Integração da Bahia

A premiada banda show Integração da Bahia leva sua apresentação de fanfarra para o Carnaval da Bahia. Veja aqui horários e endereço de Integração da Bahia.

Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó

O grupo cultural Samba de Maragogó mantem a tradição histórica do samba de roda na Bahia, resgatando costumes e histórias. Veja aqui horários e endereço do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó.

Gravata Doida

Fundado no ano 2000, o bloco sem cordas Gravata Doida leva foliões vestidos de bermuda e gravata para os desfiles. A banda, com cerca de 100 integrantes, é formada por instrumentos de sopro e percussão. Veja aqui horários e endereço do Gravata Doida.

Afro Ókánbí

Criado no bairro Engenho Velho de Brotas, o bloco afro desfila pelo carnaval soteropolitano desde 1982. Ókánbí significa “nascido do coração” e era o nome do rei de uma cidade africana. Veja aqui horário e endereço do Afro Ókánbí.

Cheganças dos Marujos Fragata Brasileira

O grupo centenário Cheganças Dos Marujos Fragata Brasileira realiza apresentações de canções históricas acompanhadas de uma orquestra de pandeiros tradicionais. Veja aqui horário e endereço do Cheganças dos Marujos Fragata Brasileira.

Domingo (16/2)

Peu Meurray

Um grande nome da percussão baiana fará um show para animar o pré-Carnaval, embalado por muito batuque e ritmos. Veja aqui horário e endereço de Peu Meurray.

Maira Lins

Com voz vibrante e repertório que passeia por músicas autorais e clássicos nacionais, o show de Meira promete animação total! Veja aqui horário e endereço de Maira Lins.

Microtrio de Ivan Huol

Com um trio de pequenas proporções, o Microtrio é democrático com os sucessos para arrastar os foliões. Desde axé, marchinhas, frevo das antigas e atuais, o intuito é divertir quem aparece para pular o carnaval. Veja aqui horário e endereço de Microtrio de Ivan Huol.

Banda Marana

A banda faz um bem bolado com muitos estilos e ritmos que prometem animar os amantes da música do Nordeste. Veja aqui horário e endereço da Banda Marana.

Banda Tôaê

A festa a base de muito hits atemporais do axé tá garantida com o show da Banda Tôaê! Veja aqui horário e endereço da Banda Tôaê.

Armandinho, Dodô e Osmar

Formada, em 1974, pelos irmãos Betinho, Armandinho, Aroldo e André, é a banda de Trio Elétrico mais velha do carnaval de Salvador. Os quatro artistas são filhos de Osmar Macedo, um dos inventores do trio elétrico e da guitarra baiana, ao lado do famoso Dodô. Veja aqui horário e endereço do Armandinho, Dodô e Osmar.

Araketu

A banda de axé baiano promete muita energia e animação para os foliões de Salvador. Veja aqui horário e endereço de Araketu.

Baiana System

Ganhando cada vez mais espaço no carnaval, tanto em Salvador quanto em São Paulo, a banda mistura o sound system jamaicano com a guitarra baiana, transacionando entre os ritmos samba-reggae, ijexá, rap rock e ska. Veja aqui horário e endereço do Baiana System.

Terça-feira (18/2)

Pipoco com Léo Santana

O Pipoco abre os trabalhos do pagodeiro Léo Santana no carnaval desse ano. Os sucessos “Contatinho”, que gravou com Anitta, e “Rebolation”, da época que era vocalista do Parangolé, nunca faltam em seu repertório. Saiba mais sobre Pipoco com Léo Santana.