Alalaô, chegou a hora! Tire a fantasia do armário, capriche no glitter e chame os amigos para curtir seus blocos de rua favoritos!
O sábado de pré-Carnaval (23/2) está cheio de atrações para todos os gostos! Quer gastar pouco? Dançar até o chão? Cantar todas as músicas? Fazer a Phyna? Encarnar a Globeleza? Dá para fazer tudo isso!
Pra você não perder nadinha, listamos os principais blocos do dia! Qual tem mais a sua cara?
O Céu Na Terra não se limita aos desfiles de Carnaval, definindo-se como um núcleo de cultura popular. O grupo é formado por mestres e educadores, além de músicos e artistas em geral. Premiado, o bloco ostenta o título de “Bloco mais Colorido do Carnaval Carioca”. Saiba mais.
Onde: Largo dos Guimarães – Santa Teresa.
Quando: 23/2, 7h.
O Blocão da Barra vai invadir a Tijuca no pré-carnaval do Rio de Janeiro! Quem disse que os cachorros precisam ficar fora da folia? O Blocão da Tijuca vai criar um espaço de festa e animação para os doguinhos – mas, claro, em um ambiente bem dogfriendly. Saiba mais.
Onde: Praça Saens Pena – Tijuca.
Quando: 23/2, 10h.
O bloco Urubuzada leva a paixão flamenguista às ruas no carnaval. Torcida do time carioca se reúne para cantar músicas de amor ao Flamengo e muito samba. Saiba mais.
Onde: Praça Afonso Pena – Tijuca.
Quando: 23/2, 13h.
O bloco Fla Master é uma grande homenagem ao time de futebol Flamengo e reunião dos ex-atletas e ídolos que fizeram história no clube. A agremiação foi criada em 2016 e segue reunindo foliões e flamenguistas pela Barra da Tijuca. Saiba mais.
Onde: Av. Lúcio Costa, 3604 – Barra da Tijuca.
Quando: 23/2, 15h.
O Simpatia É Quase Amor nasceu em 1985 como forma de protesto durante a campanha política Diretas Já e, hoje, tem um dos desfiles mais conhecidos do Rio de Janeiro. Com as cores amarelo e roxo, o bloco promove a tolerância, o amor e a defesa da democracia. Saiba mais.
Onde: Praça General Osório – Ipanema.
Quando: 23/2, 16h.
O Ensaio Geral para os desfiles dos bloquinhos Samba de Santa Clara, Fica Comigo e Pedacinho do Céu acontecem uma semana antes do início oficial do Carnaval. Além da união dos blocos, há também convidados especiais e a expectativa de realizar a melhor festa de todos os tempos. Saiba mais.
Onde: Haras Rio – Av. Lineu de Paula Machado, 2448 – Lagoa.
Quando: 23/2, 16h.
Auto intitulado como o bloco mais boêmio do Rio de Janeiro, Eu Amo a Lapa enaltece um dos bairros mais frequentados da cidade. Com roda de samba e bateria, o bloco garante a folia dos cariocas na maior festa de rua do ano. Saiba mais.
Onde: Arcos da Lapa – Lapa.
Quando: 23/2, 17h.
A Banda Haddock anima o Carnaval do Rio de Janeiro com trio elétrico e algumas atrações direto da Sapucaí: tem apresentação da bateria da escola de samba Estácio de Sá, baianas do Salgueiros e vários intérpretes de outras instituições da cidade. Saiba mais.
Onde: Rua Afonso Pena, 10 – Tijuca.
Quando: 23/2, 18h.
O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez em 1990, para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite cuja casa abrigou as mais badaladas festas do bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século XX. Desde sua criação, o bloco abre e fecha a folia do bairro, com duas saídas, uma na sexta que antecede o carnaval e outra na terça-feira gorda, o que se repete até hoje. Saiba mais.
Onde: Praça Tiradentes – Centro.
Quando: 23/2, 18h.
O Bloco do Cocoloko é a festa do quiosque de mesmo nome, localizado de frente para o mar da Barra da Tijuca. Saiba mais.
Onde: Av. Lúcio Costa, 3300 – Barra da Tijuca.
Quando: 23/2, 18h.
O Bloco Ih, É Carnaval! é o primeiro bloco que se tem notícia a desfilar no Urca. Foi criado em 2002 por um grupo de estudantes do Instituto de Economia da UFRJ, que elaboraram um manifesto e montaram uma Oficina de Percussão na universidade. O objetivo era levar alegria e vida cultural à UFRJ. Ano após ano o bloco desfila com repertório próprio, com temas sobre o Pão de Açúcar, Pinel, Benjamin Constant, Cassino da Urca, Canecão, entre outros. Saiba mais.
Onde: Av. Pasteur, 250 – Urca
Quando: 23/2, 19h.
Com mais de 15 anos de história, o bloco Amigos da Esquina se reune com a bateria Venenosa para animar as ruas cariocas com muito batuque e folia. Saiba mais.
Onde: Rua Pernambuco, 886 – Engenho de Dentro.
Quando: 23/2, 20h.