Pré-Carnaval tem Chora, Me Liga, Empolga às 9 e mais!

Ah, o Carnaval carioca! Desde cedo, grandes blocos de rua vão às ruas para decretar que a folia está liberada antes mesmo da data oficial do feriado chegar. Com tantos desfiles, é normal que eles sejam divididos em vários finais de semana, antecipando a festa.

Em 2020, o feriado de Carnaval cai oficialmente no dia 25 de fevereiro, uma terça-feira. Mas a boa notícia é que não precisa esperar até lá para começar a cair na folia! Os desfiles nas ruas e as festas fechadas já acontecem desde cedo, no período do pré-Carnaval.

O fim de semana anterior, a partir do dia 15/2, portanto, compreende o pré-Carnaval de 2020. Para o público, é uma alternativa para curtir a folia do Rio de Janeiro antes do feriado, data que normalmente recebe mais turistas.

 Veja também:
Agenda de Blocos RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro
Lista de Blocos RJ: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Em 2019, cerca de 20 blocos de rua saíram no pré-Carnaval. Em Santa Teresa e na região do Centro, já dá para curtir os blocos Céu na Terra, Badalo de Santa Teresa, Cordão do Boitatá, Fogo e Paixão, Bloco da Preta e Carmelitas.

A zona sul também recebe desfiles grandes, como Simpatia É Quase Amor e Empolga às 9 em Ipanema, Suvaco do Cristo no Jardim Botânico e Ih É Carnaval! na Urca, entre outros.

Confira aqui os principais eventos do fim de semana pré-Carnaval no Rio de Janeiro!

Sexta (14/2)

Badalo de Santa Teresa

O Bloco Badalo de Santa Teresa foi fundado em 1972 e tem como objetivo a inclusão social de jovens, adultos e crianças da comunidade. A instituição vai além do grêmio recreativo e bloco carnavalesco, oferecendo cursos, oficinas culturais e profissionais, área de lazer e, claro, muito samba. Veja aqui endereço e horário do Badalo de Santa Teresa.

Sábado (15/2)

Céu na Terra

O Céu Na Terra não se limita aos desfiles de Carnaval, definindo-se como um núcleo de cultura popular. O grupo é formado por mestres e educadores, além de músicos e artistas em geral. Premiado, o bloco ostenta o título de “Bloco mais Colorido do Carnaval Carioca”. Veja aqui endereço e horário do Céu na Terra.

Chora, Me Liga

O Chora, Me Liga não é só o maior bloco de estilo sertanejo do Rio de Janeiro, mas sim do Brasil! São milhares de foliões embalados pelo ritmo da viola e da marchinha na maior festa de rua do ano, com o gênero musical mais popular do país. Veja aqui endereço e horário do Chora, Me Liga.

Bloco das Carmelitas

O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez em 1990, para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite cuja casa abrigou as mais badaladas festas do bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século XX. Desde sua criação, o bloco abre e fecha a folia do bairro, com duas saídas, uma na sexta que antecede o carnaval e outra na terça-feira gorda, o que se repete até hoje. Veja aqui endereço e horário do Bloco das Carmelitas.

Simpatia É Quase Amor

Alô burguesia de Ipanema! O Simpatia é Quase Amor nasceu em 1985 como forma de protesto durante as campanhas políticas Diretas Já e hoje tem um dos desfiles mais conhecidos do Rio de Janeiro. Com as cores amarelo e roxo, o bloco promove a tolerância, o amor, e a defesa da democracia. Veja aqui endereço e horário do Simpatia É Quase Amor.

Ih, É Carnaval!

Bloco criado por estudantes do IE em 2002, que desfila pela Urca no sábado que antecede o carnaval. Veja aqui endereço e horário do bloco Ih, É Carnaval!

Chá da Alice

Inspirada no universo fantástico do filme Alice no País das Maravilhas, a festa Chá da Alice surgiu no Rio de Janeiro, em 2009. Das casas noturnas para as ruas, o bloco se tornou um dos mais queridos pelos cariocas e ganhou edições nas principais capitais dos país, como São Paulo, Recife, Brasília, Curitiba e Florianópolis. Diversos artistas já subiram no trio do bloco, como Ivete Sangalo, Ludmilla, Anitta, Daniela Mercury, Preta Gil e É o Tchan. Veja aqui endereço e horário do Chá da Alice.

Eu Amo a Lapa

Auto intitulado como o bloco mais boêmio do Rio de Janeiro, Eu Amo a Lapa enaltece um dos bairros mais frequentados da cidade. Com roda de samba e bateria, o bloco garante a folia dos cariocas na maior festa de rua do ano. Veja aqui endereço e horário do Eu Amo a Lapa.

Domingo (16/2)

Bloco da Preta

O Bloco da Preta, famoso no centro do Rio de Janeiro, é uma homenagem à cantora Preta Gil que leva muita alegria e energia ao comandar o trio elétrico! Com nove anos de existência, o Bloco da Preta ganhou fama nacional e se transformou em um dos símbolos do Carnaval carioca. A atração é sempre um dos desfiles mais antecipados do ano, levando milhares de foliões pelas ruas. Veja aqui endereço e horário do Bloco da Preta.

Cordão do Boitatá

Bloco fundado em 1996, o Cordão do Boitatá foi criado por estudantes e músicos. Até hoje, leva folia às ruas do Rio de Janeiro. Todo ano, sua banda atrai milhares de apaixonados por pular carnaval, com bateria e orquestra de sopros. Veja aqui endereço e horário do Cordão do Boitatá.

Fogo e Paixão

Inspirado nos ritmos bregas de Wando, Reginaldo Rossi e Sidney Magal, surge um dos blocos mais calorosos do Rio de Janeiro. O Fogo e Paixão já expandiu seus territórios para outros carnavais e hoje é uma referência da festa carioca. Veja endereço e horário do Fogo e Paixão.

Gigantes da Lira

O Bloco Gigantes da Lira foi fundado em 1999, sendo o primeiro bloco infantil do bairro Laranjeiras! O objetivo do bloco é levar diversão, sonho e fantasia não só às crianças, mas aos adultos também. Veja aqui endereço e horário do Gigantes da Lira.

Suvaco do Cristo

O Suvaco do Cristo é um dos blocos mais tradicionais da Zona Sul do Rio de Janeiro, criado em 1985. Com enredos próprios, o bloco desfila no que seria uma linha reta abaixo das axilas do Cristo Redentor, em referência ao seu próprio nome. Veja aqui endereço e horário do Suvaco do Cristo.

Empolga às 9

Um dos mais tradicionais blocos de rua do Carnaval carioca, o Empolga às 9 surgiu em 2003 nas areias de Ipanema. Com o primeiro desfile oficial acontecendo em 2004, já tornou-se um dos cortejos que mais arrasta foliões pelas ruas do Rio de Janeiro. Veja aqui endereço e horário do Empolga às 9.

Larga a Onça, Alfredo

O Larga a Onça, Alfredo é um pequeno bloco familiar que desfila pelo bairro de Laranjeiras e, ao contrário dos blocos da orla, conta com público predominantemente da Zona Sul. Seu repertório é formado por clássicos dos sambas-enredo de todos os tempos. Veja aqui endereço e horário do Larga a Onça, Alfredo.

 

Fique ligado na programação e nas novidades do Blocos de Rua para não perder nenhuma festa!