Já é Carnaval no Rio de Janeiro! Às vésperas do início oficial do feriado, saiba onde estão os melhores blocos de rua da cidade que já desfilam no fim de semana.
Listamos abaixo os principais eventos de cada data no fim de semana pré-Carnaval! Escolha os preferidos e não fique de fora da folia!
O Bloco Badalo de Santa Teresa foi fundado em 1972 e tem como objetivo a inclusão social de jovens, adultos e crianças da comunidade. A instituição vai além do grêmio recreativo e bloco carnavalesco, oferecendo cursos, oficinas culturais e profissionais, área de lazer e, claro, muito samba.
Onde: Largo das Neves – Santa Teresa
Quando: 20h
A cantora Pabllo Vittar está chegando para bater cabelo e quebrar tudo em seu bloco de carnaval no espaço HUB Rio. Os ingressos, já no terceiro lote, estão custando a partir de R$ 60,00.
Onde: HUB RJ – Avenida Professor Pereira Reis, 50 – Santo Cristo
Quando: 22h
O Céu Na Terra não se limita aos desfiles de Carnaval, definindo-se como um núcleo de cultura popular. O grupo é formado por mestres e educadores, além de músicos e artistas em geral. Premiado, o bloco ostenta o título de “Bloco mais Colorido do Carnaval Carioca”.
Onde: Largo dos Guimarães – Santa Teresa.
Quando: 7h
O Simpatia É Quase Amor nasceu em 1985 como forma de protesto durante a campanha política Diretas Já e, hoje, tem um dos desfiles mais conhecidos do Rio de Janeiro. Com as cores amarelo e roxo, o bloco promove a tolerância, o amor e a defesa da democracia.
Onde: Praça General Osório – Ipanema.
Quando: 23/2, 16h
A Banda Haddock anima o Carnaval do Rio de Janeiro com trio elétrico e algumas atrações direto da Sapucaí: tem apresentação da bateria da escola de samba Estácio de Sá, baianas do Salgueiros e vários intérpretes de outras instituições da cidade.
Onde: Rua Afonso Pena, 10 – Tijuca.
Quando: 23/2, 18h
O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez em 1990, para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite cuja casa abrigou as mais badaladas festas do bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século XX. Desde sua criação, o bloco abre e fecha a folia do bairro, com duas saídas, uma na sexta que antecede o carnaval e outra na terça-feira gorda, o que se repete até hoje.
Onde: Praça Tiradentes – Centro.
Quando: 23/2, 18h
O Bloco do Cocoloko é a festa do quiosque de mesmo nome, localizado de frente para o mar da Barra da Tijuca.
Onde: Av. Lúcio Costa, 3300 – Barra da Tijuca.
Quando: 23/2, 18h
Bloco fundado em 1996, o Cordão do Boitatá foi criado por estudantes e músicos. Até hoje, leva folia às ruas do Rio de Janeiro. Todo ano, sua banda atrai milhares de apaixonados por pular carnaval, com bateria e orquestra de sopros.
Onde: Rua Henrique Valadares – Centro.
Quando: 24/2, 8h
Inspirado nos ritmos bregas e Wando, Reginaldo Rossi e Sidney Magal surge um dos blocos mais calorosos do Rio de Janeiro. O Fogo e Paixão já expandiu seus territórios para outros carnavais e hoje é uma referência da festa carioca.
Onde: Largo São Francisco de Paula – Centro.
Quando: 24/2, 10h
O Suvaco do Cristo vai levar você… para o suvaco do Cristo. É que o bloco desfila em um trajeto que seria uma linha reta bem abaixo das axilas do Cristo Redentor. Com seus sambas-enredo autorais, o Suvaco é um dos blocos mais célebres do Rio de Janeiro.
Onde: Rua Jardim Botânico – Jardim Botânico.
Quando: 24/2, 10h
O Bloco da Preta já se tornou um dos mais famosos do carnaval carioca! A cantora Preta Gil arrasta centenas de milhares de foliões pelas ruas em companhia de diversos artistas que animam as ruas do centro no trio elétrico ao lado de Preta.
Onde: Rua Primeiro de Março, 35 – Centro.
Quando: 24/2, 10h
O Tamo Junto in Folia já é patrimônio da zona oeste! Ele firmou a tradição de fazer uma grande festa na Praça das Juras, no bairro Padre Miguel. Mas muita gente de fora da região também vem curtir o Carnaval por aqui: o Tamo Junto costuma agitar quase 100 mil foliões ao som de muito samba —a bateria é composta de ritmistas vindos de várias escolas.
Onde: Praça das Juras – Padre Miguel.
Quando: 24/2, 14h
Criada em 1984, a Banda da Barra é um tradicional bloco da Barra da Tijuca. Com som instrumental, o cortejo empolga os foliões do bairro no Carnaval de forma animada e com homenagens a personalidades do mundo artísticos e cultuar do Rio de Janeiro.
Onde: Av. Lúcio Costa, 3646 – Barra da Tijuca.
Quando: 24/2, 15h
Tradicional bloco de rua do Carnaval carioca, o Empolga às 9 surgiu em 2003 nas areias de Ipanema. É um dos cortejos que mais arrasta foliões. Também presente no Carnaval, no pré (23/2) eles fazem um esquenta com o bloco parado, na praia, a partir das 14h.
Onde: Av. Vieira Souto – Ipanema.
Quando: 24/2, 14h