Parada LGBT do Rio de Janeiro: conheça datas e programação

Só sentir orgulho de fazer parte ou apoiar a causa LGBTQIA+ não é suficiente, é preciso demonstrar isso! E, o lugar perfeito para fazê-lo é a Parada LGBT! Já separa sua bandeira porque o Rio de Janeiro vai ficar todinho arco-íris no dia do desfile.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Lista de Blocos de Carnaval de Rua RJ: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

História da Parada LGBT RJ

A Parada LGBT faz parte de uma série de eventos de ações afirmativas para a comunidade LGBT+ que comemoram o orgulho e a cultura de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero. As pessoas que participam da parada também se manifestam contra a homo, trans e bifobia, direitos iguais, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e leis contra a discriminação. 

É comum que, ao redor do mundo, a Parada LGBT aconteça próxima ao mês de junho, em homenagem à Rebelião de Stonewall, que consistiu de uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade após, no dia 28/6/1969, a polícia de Nova York ter feito uma batida violenta no bar Stonewall Inn. Diversos protestos foram realizados nas noites que sucederam o caso e foram criados grupos de ativistas. Exatamente um ano depois, em homenagem ao aniversário do motim, aconteceram as primeiras Paradas do Orgulho Gay em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago.

O movimento foi crescendo e se espalhando por diversos países do mundo. Ela acontece também na Alemanha, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, França, Israel, Portugal e, é claro, no Brasil! Nas terras brasileiras a Parada desfila em SP, RJ, Cabo Frio, Campinas, Sorocaba, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Natal, Belém e muitas outras cidades!

O Rio de Janeiro foi o local da primeira Parada LGBT do Brasil! Em 1995, cerca de 2 mil pessoas tomaram as ruas de Copacabana após a 17ª Conferência Internacional de Gays e Lésbicas e celebraram o que, em 1997, passaria a ser oficialmente a Parada. 

Ficando atrás apenas da Parada de São Paulo, a do RJ é a segunda maior do Brasil e reúne aproximadamente 2 milhões de pessoas se manifestando e demonstrando sua luta pelas ruas cariocas. Organizada pela ONG Arco-Íris, que é um dos grupos fundadores da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, ela costuma acontecer nos bairros mais ricos da cidade, às vezes na Zona Sul, na região central ou nas praias famosas. 

Como funciona a Parada LGBT RJ

Milhões de cariocas se reúnem anualmente para manifestar, celebrar e demonstrar orgulho pela comunidade LGBT. É comum que as pessoas levem bandeiras consigo ao marcharem pela rua / avenida / praia escolhida em cada ano. Além do caráter político, a Parada também conta com shows de artistas renomados na cena. Pabllo Vittar, Lexa, Jane Di Castro, Pocah, Ananda e Aretuza Lovi são apenas algumas das cantoras que se apresentaram nos trios elétricos do evento. A celebração não acontece só a céu aberto, alguns bares, baladas e casas de show do Rio aproveitam a data para realizarem festas paralelas que possuem o Orgulho LGBT como tema central!

Programação Parada LGBT RJ 2023

Data: 24/9

Horário: Em breve

Local: Em breve

Preço: Grátis

Tema: Em breve

Atrações: Em breve

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Rio de Janeiro não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuario e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Rio de Janeiro 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!