Os 20 maiores blocos do Carnaval do Rio de Janeiro

O Carnaval carioca está sempre lá em cima no quesito maiores carnavais do Brasil! Com muitos turistas, além do público local, são milhões de pessoas curtindo os desfiles dos blocos.

Quer curtir o Carnaval do Rio no meio da multidão? Fizemos uma seleção com os 20 maiores blocos de rua para você escolher o seu preferido:

Amigos da Onça

O bloco Amigos da Onça representa a vontade de ocupar os espaços públicos com arte e irreverência pelas ruas do Rio de Janeiro. Com ritmos que vão desde marchinhas, passando pelo axé baiano e tocando até os Mamonas Assassinas, o Beija-Flor e a Cobra, o bloco promete muita animação, percussões, dança e pernas de pau. Saiba mais sobre o bloco Amigos da Onça.

Areia

O Bloco Areia leva os foliões do Rio de Janeiro para curtir a festa na orla do Leblon em seu desfile de Carnaval, sendo considerado um dos melhores cortejos cariocas. O nome do bloco é uma sigla para Associação Recreativa Etílica Independente Amigos da Rede do Aloísio. Saiba mais sobre o bloco Areia.

Banda de Ipanema

A Banda de Ipanema faz parte da história do Carnaval do Rio de Janeiro. Declarada patrimônio cultural carioca em 2004, é o primeiro bem imaterial contemplado com esse reconhecimento! Saiba mais sobre a Banda de Ipanema.

Bangalafumenga

O bloco Bangalafumenga é um dos maiores blocos do Rio, e tem sua bateria conhecida por uma mistura de ritmos que deixa o repertório mais divertido e eclético. A sonoridade que a banda produz é uma maneira de demonstrar que além de carnavalesca, trabalha com distintos e peculiares ritmos brasileiros, resgatando as origens e as culturas diversificadas da miscigenação musical. Saiba mais sobre o bloco Bangalafumenga.

Bloco da Preta

O Bloco da Preta, famoso no centro do Rio de Janeiro, é uma homenagem à cantora Preta Gil que leva muita alegria e energia ao comandar o trio elétrico! Com dez anos de existência, o Bloco da Preta ganhou fama nacional e se transformou em um dos símbolos do Carnaval carioca. A atração é sempre um dos desfiles mais antecipados do ano, levando milhares de foliões pelas ruas. Saiba mais sobre o Bloco da Preta.

Bloco da Anitta

Prepara, que agora é a hora: um bloco para afrontar as fogosas e expulsar as invejosas! Criado pela musa Anitta, o Bloco das Poderosas desfila pelo Rio de Janeiro desde 2016! Saiba mais sobre o Bloco da Anitta.

Carmelitas

O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez em 1990, para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite cuja casa abrigou as mais badaladas festas do bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século XX. Desde sua criação, o bloco abre e fecha a folia do bairro, com duas saídas, uma na sexta que antecede o carnaval e outra na terça-feira gorda, o que se repete até hoje. Saiba mais sobre o bloco Carmelitas.

Céu na Terra

O Céu Na Terra não se limita aos desfiles de Carnaval, definindo-se como um núcleo de cultura popular. O grupo é formado por mestres e educadores, além de músicos e artistas em geral. Premiado, o bloco ostenta o título de “Bloco mais Colorido do Carnaval Carioca”. Saiba mais sobre o bloco Céu na Terra.

Chora, Me Liga

O Chora, Me Liga não é só o maior bloco de estilo sertanejo do Rio de Janeiro, mas sim do Brasil! São milhares de foliões embalados pelo ritmo da viola e da marchinha na maior festa de rua do ano, com o gênero musical mais popular do país. Saiba mais sobre o bloco Chora, Me Liga.

Cordão do Boitatá

Bloco fundado em 1996, o Cordão do Boitatá foi criado por estudantes e músicos. Até hoje, leva folia às ruas do Rio de Janeiro. Todo ano, sua banda atrai milhares de apaixonados por pular carnaval, com bateria e orquestra de sopros. Saiba mais sobre o Cordão do Boitatá.

Cordão da Bola Preta

O Cordão da Bola Preta já é um bloco centenário, natural do Rio de Janeiro. Fundado em 1918, é o nome mais tradicional quando pensamos no Carnaval carioca. Desfilando na avenida com as cores brancas e pretas, a banda é formada por percussão e metais. O Bola Preta já levou mais de 2 milhões de pessoas para a festa de rua. Saiba mais sobre o Cordão da Bola Preta.

Empolga às 9

Um dos mais tradicionais blocos de rua do Carnaval carioca, o Empolga às 9 surgiu em 2003 nas areias de Ipanema. Com o primeiro desfile oficial acontecendo em 2004, já tornou-se um dos cortejos que mais arrasta foliões pelas ruas do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o bloco Empolga às 9.

Fervo da Lud

A cantora Ludmilla sobe no trio e leva multidões para as ruas do Rio de Janeiro com o seu bloco! Os fãs podem esperar os maiores sucessos de Lud na trilha sonora, além de sucessos do Carnaval. Saiba mais sobre o Fervo da Lud.

Filhos de Gandhi

Fundada no ano de 1951, a Associação Cultural Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi apoia, desenvolve e preserva a cultura afro-brasileira por meio da música, da cultura, da fé e de desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro. Recarregue as energias e capriche na fantasia para dançar músicas afro, popular regional e MPB. Saiba mais sobre o bloco Filhos de Gandhi.

Monobloco

Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi idealizado em 2000 e hoje está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo! Saiba mais sobre o Monobloco.

Mulheres de Chico

O Mulheres de Chico é um dos blocos que mais atrai foliões no carnaval do Rio de Janeiro! Seu desfile já é uma tradição nas areias da praia do Leme, seguindo o estilo “concentra mas não sai”, com muita alegria ao som das canções de Chico Buarque de Holanda. Saiba mais sobre o bloco Mulheres de Chico.

Orquestra Voadora

A Orquestra Voadora é um dos blocos mais energizantes e inebriantes do carnaval carioca. Fundada em 2008, os músicos desembarcam sua trupe de artistas, malabares, acrobatas, equilibristas em pernas-de-pau,mágicos e enfeitiçadores. Com mais de 50 ritmistas, a bateria da Orquestra desfila com o melhor da Nova MPB e mais de 150 músicos entre metais e percussionistas. Uma festa imperdível! Saiba mais sobre o bloco Orquestra Voadora.

Quizomba

Criado no Rio de Janeiro em 2001 como bloco carnavalesco, o Quizomba é um dos grupos musicais mais conhecidos pelo Brasil. Desde 2004, tem sede no Circo Voador, onde mantém sua oficina de percussão. Em 2008, o bloco criou seu grupo show, formado por 14 músicos profissionais, entre cantores, guitarra, baixo, metais e muita percussão. Saiba mais sobre o bloco Quizomba.

Sargento Pimenta

O Bloco do Sargento Pimenta é um projeto musical com o intuito de unificar dois mundos: músicas dos Beatles e ritmos brasileiros. Usando uma abordagem original, foram criados novos arranjos para misturar músicas tradicionais e um estilo próprio. No bloco, você ouvirá “A Hard Day’s Night” como funk, “All My Loving” com ritmo de marchinha, “I Wanna Hold Your Hand” versão samba, entre outros. Saiba mais sobre o bloco Sargento Pimenta.

Simpatia É Quase Amor

Alô burguesia de Ipanema! O Simpatia é Quase Amor nasceu em 1985 como forma de protesto durante as campanhas políticas Diretas Já e hoje tem um dos desfiles mais conhecidos do Rio de Janeiro. Com as cores amarelo e roxo, o bloco promove a tolerância, o amor, e a defesa da democracia. Saiba mais sobre o bloco Simpatia É Quase Amor.