Festa do Divino Espírito Santo: conheça datas e programação

Atrelada à vivência e à transmissão de tradições, a Festa do Divino Espírito Santo delineia a identidade e a cultura de Paraty. O evento é um bem cultural complexo de celebrações, formas de expressões (religiosa e profana), saberes e fazeres que ocupam a praça, as igrejas e as casas dos fiéis.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Lista de Blocos de Carnaval de Rua RJ: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

História da Festa do Divino Espírito Santo em Paraty

Celebrada desde a antiguidade, a Festa do Divino representa a descida do Espírito Santo à Terra e sua aparição para os apóstolos e para Nossa Senhora. A comemoração se popularizou em Portugal no início do século XIV e, por integrar o calendário cristão português, foi trazida ao Brasil no decorrer da colonização. 

Dom Pedo I instituiu a festividade durante todo o seu reinado e fazia questão de regá-la com banquetes fartos, de distribuir alimentos e de ajudar com causas sociais. Ao longo dos anos, a celebração também começou a ter componentes pagãos, como a simulação de batalhas.

A Festa do Divino acontece em Paraty desde o século XVIII. Ela acontece no Dia de Pentecostes, ou seja, 50 dias após a Páscoa, e homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Toda a comunidade se envolve na organização da festa, que começa a ser planejada com um ano de antecedência.

Como funciona a Festa do Divino Espírito Santo em Paraty

A festa é dividida em 10 dias nos quais acontecem missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, danças, shows e venda de comidinhas. Ao longo dos séculos, as principais características do evento sempre foram o senso comunitário, religioso e folclórico. Com muita emoção e religiosidade, ele também conta com a distribuição de carnes aos pobres, de comida ao povo e de balas às crianças. Para se entreter durante a festa, é possível acompanhar as apresentações da Dança de Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos Velhos e dos Bonecos Folclóricos de Paraty.

Programação Festa do Divino Espírito Santo 2023

Data: De 19/5 a 28/5

Local: Centro histórico

Preço: Grátis

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Rio de Janeiro não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuario e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Rio de Janeiro 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!