Festa de Iemanjá no Rio: conheça datas e programação

Iemanjá, a Rainha do Mar, é homenageada no dia 2 de fevereiro. Diversas cidades do Brasil -principalmente as que têm praias- aproveitam a data para fazer uma festa para a orixá. Como é o caso do Rio de Janeiro que, em diversas regiões, cultua a padroeira dos amores. 

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Lista de Blocos de Carnaval de Rua RJ: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

História da Festa de Iemanjá no Rio 

O Dia de Iemanjá é celebrado no dia 2 de fevereiro no candomblé e dia 15 de agosto na umbanda. A data foi escolhida pela influência do sincretismo de Oxum com Nossa Senhora das Candeias.

Durante a festa, são prestadas as mais variadas homenagem a orixá que é generosa, protege pescadores, zela pelo amor e pela fertilidade e sabe retribuir os presentes ofertados. No caso do Rio de Janeiro, a comemoração é uma imitação da que acontece em Salvador e se estende por todos os bairros da cidade, nos terreiros.

Como funciona a Festa de Iemanjá no Rio 

A Festa da Iemanjá, além de ser uma linda homenagem, conta com apresentações e shows especiais para todos os presentes. Algumas das tradições mais lindas do evento são quando os fiéis e simpatizantes pulam sete ondinhas, acendem velas e lançam flores brancas ao mar como presentes para a Rainha do Mar.

Programação Festa de Iemanjá 2024

Data: 2/2

Horário: 15h – 22h

Local: Arpoador – Zona Sul

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Rio de Janeiro não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuario e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Rio de Janeiro 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!