Como surgiu o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro?

Os bailes de Carnaval existem no Rio de Janeiro desde o ano de 1840! Inspirada em festas que aconteciam na Europa, a elite carioca começou a fazer encontros regados a muita bebida e música. Ao mesmo tempo, nas ruas, as pessoas faziam o entrudo, uma festa portuguesa onde os foliões se fantasiavam, dançavam e jogavam limão, farinha e água uns nos outros.

Veja também:

Agenda de Blocos RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Lista de Blocos RJ: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Ao se dirigirem para os bailes com suas carruagens abertas, a elite carioca acabava passando no meio das pessoas que estavam festejando nas ruas. Por causa disso, a folia da burguesia acabou influenciando a popular e vice-versa.

Alguns historiadores especulam que em 1889 surgiram os primeiros blocos de rua licenciados pela polícia do RJ. Entre eles estavam Grupo Carnavalesco São Cristóvão, Bumba meu Boi, Estrela da Mocidade, Corações de Ouro, Recreio dos Inocentes, Um Grupo de Máscaras, Novo Clube Terpsícore, Guarani, Piratas do Amor, Bendegó, Zé Pereira, Lanceiros, Guaranis da Cidade Nova, Prazer da Providência, Teimosos do Catete, Prazer do Livramento, Filhos de Satã e Crianças de Família.

Desde então, o Carnaval de Rua do Rio só cresceu mais e mais. Por ano, aproximadamente 500 blocos desfilam pelas ruas, avenidas, morros, praças e praias cariocas para milhões de foliões.

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuario e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Rio de Janeiro 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro!