Carnaval RJ 2021: Datas, locais e novidades

Chega logo, fevereiro! Chega logo carnaval carioca! O mês vai ser repleto de blocos, festas e desfiles de escola de samba com o Carnaval do Rio de Janeiro e já estamos bem ansiosos!

Oficialmente, o período de Carnaval de rua em 2021 é entre os dias 13/2 (sábado) e 17/2 (quarta-feira). Alguns blocos costumam aparecer já na sexta-feira (12/2) para prolongar ainda mais o feriado, então prepare-se para muitos dias de festa!

Em 2020, a cidade recebeu cerca de 10 milhões de pessoas por todo o período do Carnaval e mais de 500 blocos de carnaval na rua. Mesmo com redução no número de desfiles de blocos, medida adotada pela prefeitura para maior segurança e organização, o Rio ainda segue como um dos destinos mais buscados por turistas para curtir o Carnaval.

De acordo com o balanço da folia carioca realizado pela Riotur, o carnaval de 2020 atraiu 31,2% a mais de turistas em comparação ao ano anterior, recebendo 2,1 milhões de turistas, entre 77% brasileiros e 23% de outros países.

O destaque dos megablocos foi o Fervo da Lud, com 1 milhão de foliões, seguido pelo cordão da Bola Preta, com 630 mil pessoas, e o Bangalafumenga, com 500 mil. No Pré-Carnaval, Empolga Às 9, Cordão do Boitatá, Bloco da Preta e Simpatia É Quase Amor foram alguns dos destaques. No Pós, Monobloco, Bloco da Anitta e Mulheres de Chico comandaram a festa.

Já o Sambódromo da Marquês de Sapucaí recebe os desfiles do Grupo Especial no domingo e na segunda-feira, dias 14/2 e 15/2. Em 2020, o número de pessoas chegou a cerca de 70 mil por dia curtindo o Carnaval da avenida, com o total de 500 mil espectadores entre desfiles de Grupo Especial, Série A e escolas mirins.

A Sapucaí é definitivamente palco do maior Carnaval do Brasil! Em 2020, a grande campeã dos desfiles da escola de samba foi a Viradouro, seguida da Grande Rio. Subiu para o Grupo Especial a primeira colocada da Série A em 2020, Imperatriz Leopoldinense.

Fique ligado aqui no Blocos de Rua para saber mais novidades sobre o Carnaval do Rio de Janeiro em 2021.