O Carnaval do Rio de Janeiro em 2020 terá muitos blocos de rua e variadas possibilidades de programações.
Seja para quem vai conhecer o Carnaval carioca este ano ou para quem já está acostumado, é sempre bom reforçar as dicas básicas de como aproveitar o feriado na cidade – e, assim, evitar ao máximo imprevistos e perrengues.
Confira orientações que não podem faltar na sua festa.
Não deixe para procurar bloco de rua de última hora. Tenha em mente o desfile que você quer mais ver e faça um pequeno roteiro com os itinerários e horários de saída de cada bloco. Assim, você não irá perder tempo e poderá ir direto para o lugar onde a folia está acontecendo.
Não se esqueça de baixar o aplicativo gratuito Blocos de Rua para ter a agenda dos blocos na mão 😉
Saiba também qual estilo de bloco você quer curtir. Alguns desfiles são completamente lotados, enquanto em outros é possível ficar perto da música sem estar no meio de uma multidão.
Além do trânsito causado pela aglomeração de pessoas e trios elétricos, dirigir não combina com o clima de Carnaval. Usar o carro só acumula preocupações, e a cidade oferece boas opções de locomoção por transporte público.
Apesar de ônibus e metrô serem as alternativas mais baratas e viáveis durante o feriado, considere que a cidade estará bem mais movimentada do que o normal. Programe-se, portanto, para enfrentar boas filas e verifique as condições de percurso, que tendem a sofrer alterações para evitar as regiões dos desfiles.
Uma dica que pode resolver a questão do meio de locomoção está no lugar escolhido para hospedagem. Optando pelas regiões mais centrais, onde a maioria dos desfiles ocorrem, o folião pode chegar a pé nos endereços dos blocos.
Com isso, você economiza uma boa quantia em transporte público, evita filas e ganha tempo de deslocamento.
Deixe as fantasias extravagantes para o sambódromo. No Carnaval de rua, o acerto é apostar em tecidos leves ou até mesmo roupas de praia. Além do calor e do sol forte, o peso de fantasias muito elaboradas podem acabar com o clima do bloco de rua.
Pense no seu conforto acima de tudo, lembrando sempre de se hidratar constantemente e utilizar protetor solar.
E lembre-se que, claro, o Rio é cidade litorânea: vale usar roupas de banho por baixo, caso queira descansar em alguma praia entre um bloco e outro. Não tem coisa melhor!
Todo turista sabe que o Rio não é uma cidade muito segura. Em eventos cheios como o Carnaval, quando a aglomeração de pessoas é mais frequente, os casos de roubos tendem a aumentar. Por isso, pense em um lugar protegido para guardar seus pertences como dinheiro e celular. Não dê bobeira e mantenha-os sempre perto do corpo.
Saia de casa apenas com o dinheiro suficiente para aquele dia. A quantidade fica à critério de cada um, dependendo do quanto se consome, mas pense na alimentação, bebidas e transporte.