Quer conhecer os blocos que ressaltam as raízes africanas no Carnaval do Rio de Janeiro? Aqui, você encontra uma seleção de grupos que alegram foliões com a força dos tambores e enaltecem a cultura afro.
Desde 2005, o som do Bloco Afro Zimbauê da Ilha agita os foliões da Ilha do Governador. Aqui a conexão é Bahia-África, num bloco cheio de cores que promete balançar todos que curtem se divertir no batuque.
Onde: Praça da Freguesia, Ilha do Governador
Quando: 3/3, 16h
Quanto: Grátis
Nascida em Belford Roxo, em 2002, a Associação Cultural e Recreativa Afoxé Raízes Africanas põe os foliões nos ritmos afro culturais em um desfile de alegria e resistência. Vem sentir a terra tremer com esse batuque! Saiba mais.
Onde: Av. Atlântica, Posto 6, Ipanema
Quando: 4/3, 14h
Quanto: Grátis
Considerado o primeiro bloco de Afoxé da Tijuca, o bloco Afoxé Omo Ifá foi fundado em 2015. O grupo valoriza as raízes afro e usa instrumentos como atabaques, surdos e agogôs.
Onde: Praça Barão de Drumond, Vila Isabel.
Quando: 23/2, 16h
Quanto: Grátis
O carnaval pernambucano chega com tudo no bloco Rio Maracatu, que promete transbordar alegria com o baque virado. O cortejo tem ligação com religiões de matrizes africanas, como o Candomblé. Os tambores do bloco ecoam pela capital fluminense desde o carnaval de 1997.
Onde: Avenida Vieira Souto, Posto 8
Quando: 5/3, 8h
Quanto: Grátis
Crédito da imagem: Rui Zelnet