Banda de Ipanema é tradição do Carnaval de rua carioca

Um dos grupos mais tradicionais do Rio, a Banda de Ipanema vai para a folia desde 1965 e faz parte da história do Carnaval carioca. O primeiro desfile contou com 30 amigos que queria retomar com o espírito das festas de rua na cidade. Mais de 50 anos se passaram, e a Banda de Ipanema segue firme e forte com seus desfiles carnavalescos!

Veja também:
– Agenda de Blocos RJ: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro
– Lista de Blocos RJ:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

Das marchinhas clássicas às músicas mais recentes, passando por diversos ritmos brasileiros como o frevo, os sambas, choros, forrós e valsas, a Banda toca para todos os públicos com muita animação. Músicos, ritmistas e seus respectivos instrumentos tomam as ruas e fazem a festa do chão, sem precisar de carro de som, o que acabou virando marca registrada desse bloco.

Com muito samba, marchinha e orquestra em ritmo carnavalesco, a Banda de Ipanema virou também baile infantil. O mais tradicional bloco de rua do Rio de Janeiro apresenta um evento único feito para a criançada pular, dançar e se divertir bastante no Carnaval.

Declarada patrimônio cultural carioca em 2004, a Banda de Ipanema é o primeiro bem imaterial do Rio de Janeiro! Em 2024, a Banda toca no dia 10 de fevereiro.