São João 2023: Conheça quais são as festas mais famosas

Em festa de rodeio, não dá pra ficar parado! Já separou seu look jeans, bota de cano alto, cinto com fivela e chapéu de cowboy? Se não, já pode ir providenciando os acessórios que a Festa Junina está chegando!

Separamos uma lista com as principais festas de São João do Nordeste. Já vai anotando na agenda:

Veja também:

Agenda de Blocos de Recife e Olinda: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda

Lista de Blocos Recife e Olinda: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda

Caruaru (Pernambuco)

Caruaru é a capital do forró e também do São João. As festanças acontecem principalmente no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, mas se espalham por toda a cidade, com centenas de shows e quadrilhas capazes de reunir milhares de pessoas ao mesmo tempo ao longo de 25 dias, com os maiores nomes da música nordestina passando para celebrar por lá.

Campina Grande (Paraíba)

Campina Grande disputa com Caruaru o título de maior São João do país. A cidade paraibana tem festa por todo o mês, com centenas de milhares de pessoas se reunindo principalmente no Parque do Povo para queima de fogos, shows, campeonatos de quadrilha, casamentos coletivos e muita música.

Mossoró (Rio Grande do Norte)

O São João de Mossoró se orgulha de ser um dos mais tradicionais do país, com cavalgada, festival de sanfoneiros, espetáculos teatrais, quadrilhas e mais, em apresentações que costumam acontecer no adro da Capela de São Vicente. A tradição, porém, não abre mão de grandes shows, que reúnem multidões em festa na cidade potiguar.

Aracaju (Sergipe)

As celebrações na capital sergipana também duram o mês inteiro, mas têm no Forró Caju seu evento mais popular. Ocorrendo na Praça Hilton Lopes, a festa reúne mais de 1 milhão de pessoas anualmente, para festejarem com tudo que tem direito: comidas típicas, quadrilhas, sanfonas, e mais de 200 shows durante 12 dias.

São Luís (Maranhão)

O São João da capital maranhense é um dos mais conhecidos do país – e também um dos mais singulares e tradicionais do Brasil. O festival do Bumba-meu-boi reúne milhares de pessoas pelas ruas de São Luís desde o século XVIII, para contar e cantar a história da escravizada Mãe Catirina. A festa foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2019, e acontece por todos os cantos da cidade, mas se reúne principalmente na Praça Maria Aragão, ou “Terreiro de Maria”.