Carnaval Recife e Olinda 2020: veja dicas para aproveitar a festa

O Carnaval de Pernambuco tem se tornado cada vez mais popular entre os foliões que desejam aproveitar a festa em grande estilo! O frevo e o samba caíram nas graças do povo, e Recife e Olinda são alguns dos destinos mais procurados durante esta época do ano, tanto por brasileiros quanto por gringos.

Pensando em incluir as duas cidades no seu roteiro carnavalesco? Então se liga nessas dicas e informações que separamos para você curtir o Carnaval da melhor forma possível!

Veja também:
Agenda de Blocos Pernambuco: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda
Lista de Blocos Pernambuco: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda

Festas

Com programação estendida, o Carnaval tem início ainda em janeiro com as chamadas prévias. Existem dois tipos desta festa: os ensaios de blocos de rua, com músicas tradicionais, e as festas pagas, com atrações nacionais de diferentes gêneros musicais. Para celebrar sua 56ª edição, em 2020, uma das prévias mais tradicionais da cidade, o Baile Municipal do Recife, contará com as apresentações de Elba Ramalho, Fafá de Belém, o maestro Edson Rodrigues e o Bloco das Flores (homenageados deste ano), maestro Spok, entre outros. O evento acontecerá no dia 15 de fevereiro, no Classic Hall. Os ingressos já estão à venda, com valores que variam entre R$ 50 (pista) e R$ 600 (mesa para quatro pessoas).

Uma das características do Carnaval de Recife é sua divisão em polos. O objetivo é promover a desconcentração da festa (a lotação máxima é uma realidade!) e fazer com que o público conheça melhor algum ritmo mais específico. A Prefeitura de Recife oferece aos polos apoio tanto para a contratação de artistas quanto para a organização da infraestrutura (como os palcos, divulgação, segurança, etc).

Alguns dos principais polos são:

– Marco Zero

– Praça do Arsenal

– Mercado da Boa Vista

– Pátio de São Pedro

– Praça do Arsenal

Além desses, também existem os polos descentralizados, que, como o próprio nome já sugere, são mais afastados do centro da cidade – e ideais para quem quer fugir de maiores muvucas!

Camarotes

Se você é daqueles que não curte muito os blocos de rua, os camarotes podem ser uma boa saída! Tanto em Recife quanto em Olinda, há diversas opções para aproveitar os desfiles com mais conforto e segurança, como por exemplo o Galo da Madrugada, em Recife, e o Camarote Olinda, em Olinda.

Reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco, o Galo da Madrugada dispõe de camarotes que oferecem visão privilegiada do desfile e contam ainda com open bar, open food e até mesmo atrações.

Já o Camarote Olinda, que fez grande sucesso no ano passado, promete repetir a dose para em 2020. Além do espaço gourmet, open bar diversificado, orquestra de frevo e decoração temática, a edição deste ano contará também com atrações de destaque, entre elas Wesley Safadão, Alok e Gusttavo Lima.

Além destes, existem outras opções de camarotes para o público, como o Camarote Carvalheira na Ladeira, em Olinda, e o Camarote Recife Antigo, em Recife.

Transporte

Apesar de toda a farra e diversão que os blocos de rua oferecem, é importante se planejar para chegar até eles com tranquilidade.

Uma das principais opções é o Expresso da Folia, criado há 20 anos pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). O projeto propõe uma alternativa mais rápida e viável do que utilizar carros, com ônibus que saem de alguns shoppings de Recife, circulando com prioridade em faixas exclusivas, e deixam os foliões em locais próximos aos blocos.

Os ônibus convencionais também circulam pela cidade durante esta época, realizando trajetos específicos entre os locais próximos aos blocos.