Carnaval no Recife: Conheça o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua da cidade

Vai passar o Carnaval 2020 no Recife e quer curtir os blocos de rua? Aí vai uma dica valiosa: o Galo da Madrugada, o mais tradicional da cidade, é praticamente obrigatório para os foliões que querem conhecer bem a festa.

O bloco costuma desfilar sempre no primeiro sábado de Carnaval, então fique de olho na programação do Blocos de Rua para conferir todos os detalhes!

 Veja também:
Agenda de Blocos Pernambuco: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda
Lista de Blocos Pernambuco:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda

Festa com 2 milhões de convidados

Além de ser tradicional – o Galo desfila desde 1978 pelas ruas do bairro de São José -, é o maior bloco do Recife (e do mundo desde 1995, segundo o Guinness Book). Em 2018, segundo os organizadores do evento, 2,5 milhões de foliões desfilaram com o trio.

É claro que, no início, não tinha esse mar de gente seguindo o Galo. Lá nos anos 1970, no primeiro desfile, havia só 75 pessoas, 22 músicos e alguns sacos de confete e serpentinas. O objetivo era fazer renascer o tradicional Carnaval de rua do Recife. Naquela época, ninguém imaginava que o Galo viria a ser referência dessa festa pernambucana.

O Galo canta cedo!

Um ano após o nascimento do bloco, a diretoria do Clube decidiu criar um hino que transmitisse ao folião a principal mensagem do Galo: convocar a todos, como num canto matinal, a participar da folia que voltara às ruas do Recife. E o canto começa cedo, de fato: foliões se reúnem a partir 7h da manhã, aguardando o início do desfile, que costuma sair às 9h.

De Chacrinha a Elba Ramalho

Diversos trios elétricos, carros alegóricos e freviocas compõem a festa ano após ano, levando consigo atrações para lá de especiais. A primeira delas, em 1985 foi ninguém menos do que o pernambucano Chacrinha. De lá para cá os convidados mudaram um pouco e a festa contou com nomes como Fafá de Belém, Gabi Amarantos, Elba Ramalho, Vanessa da Mata entre muitos outros.

Rota tradicional

Com o passar dos anos, muita coisa mudou para o Galo da Madrugada. Mas não o trajeto: com 4,5 km, ele se inicia em frente ao Forte das Cinco Pontas, passa pela Travessa do Forte, rua Imperial, Praça Sérgio Loreto, Rua do Muniz, avenida Dantas Barreto, avenida Guararapes até a Rua do Sol, onde ocorre a dispersão.

Bateu preguiça de andar esses 4 km? Está tudo bem: há outra forma de curtir o Galo da Madrugada. De tempos para cá, diversos camarotes foram se instalando ao longo do percurso, oferecendo vista privilegiada, open bar, open food e até atrações exclusivas.

Assim, não existem desculpas para não aproveitar o maior bloco do mundo!