Antes de escolher Recife ou Olinda como destino do Carnaval de 2020, existem algumas coisas que você precisa saber. A primeira delas é que, para o pernambucano, o Carnaval não é apenas um feriado de quatro dias; é uma instituição – e ele começa logo após a virada do ano.
Veja também:
– Agenda de Blocos Pernambuco: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda
– Lista de Blocos Pernambuco: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Recife e Olinda
As cidades recebem festas desde janeiro, chamadas de prévias. Existem dois tipos: os ensaios de blocos de rua, que contam com músicas tradicionais, e as festas pagas, com grandes atrações nacionais de diversos gêneros musicais.
Mas para quem reservou com antecedência e está com as malas prontas para o Carnaval no Recife ou em Olinda, aqui vão algumas dicas de como aproveitar melhor esse momento.
É uma boa dica para os foliões que procuram mais conforto durante os desfiles. Há várias opções no Galo da Madrugada, no Recife, e o Olinda Day, em Olinda.
No Galo da Madrugada, a maioria dos camarotes dispõe de vista privilegiada do desfile. Todos contam com serviço open bar, alguns com open food e até mesmo atrações para entreter os foliões.
Já em Olinda, casas e pousadas oferecem os Olinda Days. São locais que oferecem sombra fresca, banheiros limpos, open bar, open food e até glitter. É um bom refúgio para os foliões que querem se refrescar, descansar e retocar a maquiagem. Mas o preço pode ser alto: o valor dos ingressos chega a R$ 300 por dia.
Em Olinda, também existem outros tipos de camarotes – festas pagas e fechadas com DJs, atrações e open bar.
É uma delícia participar da folia nos blocos de rua – o problema, muitas vezes, é chegar até eles.
No Recife e em Olinda, é um pouco mais fácil. O Expresso da Folia é um serviço de ônibus exclusivo de ida e volta até os principais pontos carnavalescos das cidades.
O projeto foi criado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e, em 2019, completa 19 Carnavais pernambucanos.
Os ônibus partem de diversos shoppings no Recife e deixam os foliões em avenidas e ruas próximas à folia. É importante ressaltar que esses expressos possuem faixas exclusivas e prioridade de circulação, permitindo a chegada mais rápida aos blocos do que carros.
Além do Expresso da Folia, ônibus convencionais passam a circular durante a época de Carnaval com um trajeto específico entre shoppings, estacionamentos nas proximidades e claro, focos de folia.
Agora que você já sabe dos camarotes e como chegar até as festas em Recife e Olinda, pode ir juntando energia para esses quatro dias de folia. Não se esqueça de botar na mala aquela fantasia incrível, muito protetor solar, água e lanchinhos leves.