No dia 28.01, vai rolar o fervo com o Bloco Abacaxi de Irará, e adivinha quem vai dar as caras? Ninguém menos que o homenageado da festa, o ícone do tropicalismo, Tom Zé. E para deixar a pista mais quente que as praias da Bahia, o DJ Mista Luba vai assumir o comando da discotecagem do início ao fim da festança.
Desde 2020, o Bloco Abacaxi de Irará toma as ruas de Perdizes, bairro da zona oeste de São Paulo, para homenagear o baiano arretado que adotou a selva de pedra como lar e inspiração: o mestre Tom Zé. Com arranjos mais criativos que confete em bloco de rua, a trupe manda ver em versões carnavalescas de clássicos como “Angélica, Augusta e Consolação”, “Vai (Menina Amanhã de Manhã)”, “Todos os Olhos”, “Frevo” e “Xiquexique”. Com músicos profissionais e amadores, uma bateria de carnaval turbinada, e um time de sopros e vozes para botar todo mundo para dançar.
O Abacaxi é mais que um bloco, é uma família de amigos que já botava o bloco na rua em outros carnavais paulistanos. Para evitar um quebra-cabeça de agenda com outros blocos, resolveram adotar o sábado pós-carnaval como o dia oficial do arrasta-pé. A turma não passou despercebida, virou até capa de jornal e ganhou espaço nos sites mais badalados.
Em 2022, o Abacaxi deu um passinho a mais, tocando em lugares tradicionais do centrão e da zona oeste de São Paulo, incluindo palcos como Al Janiah, Studio SP, Jazz nos Fundos, Bar do Baixo, Tarantino, e outros points bacanas. Em 2023, a galera do Abacaxi voltou às ruas de Perdizes e arrastou uma multidão de 2.500 foliões no cortejo, com direito à presença ilustre do próprio Tom Zé. Isso sim é fazer história no asfalto paulistano! 🍍🎉