Conheça os principais blocos de rua de Porto Alegre

Em Porto Alegre, o Carnaval tem sua principal concentração nas regiões da Orla, Centro Histórico e Cidade Baixa. Mas a folia também pode ser encontrada em bairros descentralizados, como Vila Cruzeiro, Morro Santana, Eixo Baltazar, Restinga, Extremo Sul, Glória e Ilhas, que realizam o Carnaval comunitário.

No primeiro Carnaval de rua oficial da cidade, realizado em 2019, todos os blocos de rua inscritos para animar a capital gaúcha durante o feriado foram autorizados pela prefeitura. Ao todo, a cidade teve 26 agremiações desfilando na região central.

Veja também:
– Agenda de Blocos POA: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Porto Alegre
– Lista de Blocos POA: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Porto Alegre

Conheça aqui a lista com os principais e mais tradicionais blocos de rua de Porto Alegre!

Bloco da Laje

Mais do que um bloco de rua durante o Carnaval, o Bloco da Laje é um coletivo que surgiu no teatro, tendo a arte como sua principal motivação. Auto-definido como um grupo cênico, musical e carnavalizado, o Bloco da Laje representa o Sul e leva alegria para todos os cantos do Brasil como um dos maiores e principais blocos de rua de Porto Alegre.

Maria do Bairro

Mais de uma década de história é a garantia de que o bloco Maria do Bairro fez sucesso na folia gaúcha. Em 2020, o bloco promete manter a energia boa de carnaval pelas ruas de Porto Alegre.

Ziriguidum

O bloco Ziriguidum Batucada Social promete aliar vários ritmos como samba, funk, axé e forró, com muita animação e alegria.

Galo de Porto

Com referências diretas do carnaval pernambucano, o Galo de Porto homenageia um dos mais famosos blocos do mundo, o Galo da Madrugada, que sai em Recife há décadas. A música também segue a tradição e conta com muitas marchinhas e sucessos da música nordestina.

Areal da Baronesa

O bloco nasceu no Areal da Baronesa, área de Porto Alegre que era um quilombo – ou seja, uma resistência à escravidão. Ali é berço do samba – e agora o bloco ganha as ruas da cidade como parte do Carnaval oficial.

Bloco do Isopor

O Bloco do Isopor começou com um grupo de vizinhos que se reuniam para beber e virou um bloco que movimenta Porto Alegre desde 2014 com um repertório que vai de marchinhas até o axé.

Império da Lã

Durante o Carnaval, a banda Império da Lã expande sua programação para também desfilar como bloco de rua em Porto Alegre. O repertório tem clássicos como Beatles, Tim Maia, Jorge Ben, Frank Sinatra, Stevie Wonder e tantos outros ícones musicais em ritmo de samba.