Festa de Navegantes: conheça datas e programação

Homenageando Nossa Senhora dos Navegantes, é uma festa religiosa tradicional da cidade de Porto Alegre. A Festa de Navegantes acontece no dia 2 de fevereiro e é uma das maiores festividades do Sul. Originalmente católico, o evento acabou absorvendo também devotos de Iemanjá.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua POA: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Porto Alegre

Lista de Blocos de Carnaval de Rua POA: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Porto Alegre

História da Festa de Navegantes

O primeiro registro da Festa dos Navegantes em Porto Alegre é datado de 1871, com a chegada da imagem de Nossa Senhora. Ainda não havia uma igreja para a santa, então a celebração acontecia na Capela do Menino Deus, porém, a comunidade portuguesa queria que a imagem fosse exposta à toda população e, iniciou então, a tradição das procissões, onde ela era levada da capela até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. 

A festa costumava durar vários dias, contando com procissões, missas, foguetório, banquetes e uma feira com barracas de comidas, bebidas e santinhos era montada na praça diante da Igreja dos Navegantes. A partir do ano de 1920, o consumo de melancias durante o evento acabou se tornando tradicional, pois a fruta é associada a Iemanjá.

Em 1989, a procissão fluvial oficial acabou sendo descontinuada por uma questão de segurança e se tornou terrestre. A medida foi muito criticada e alguns barcos continuaram realizando o percurso pelas águas. No ano de 2009, rolou uma espécie de teste e a imagem voltou a ser levada de barco. Em 2010, a Festa dos Navegantes foi declarada Patrimônio Histórico Imaterial de Porto Alegre. Em 2013, entrou para o calendário oficial do Rio Grande do Sul.

Como funciona a Festa dos Navegantes

O dia oficial do evento é sempre 2 de fevereiro, mas as comemorações começam a partir de janeiro, com a procissão que leva a imagem de Nossa Senhora até o Rosário, local onde ela fica exposta até o dia da Festa de Navegantes. Neste dia, a imagem é levada de volta em uma grande procissão fluvial com embarcações do Lago Guaíba até o Cais do Porto. Além da belíssima demonstração de fé, a festa é muito bonita e emocionante, e já até se tornou feriado em POA, porque a Santa é padroeira do estado. 

Programação Festa de Navegantes 2023

Data: 2/2

Local: Centro Histórico

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Porto Alegre não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderua_portoalegre e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Porto Alegre 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!