Festa da Uva: conheça datas e programação

Conhecida como Festa Nacional da Uva, ela é uma feira comunitária brasileira que acontece a cada dois anos em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e comemora a história, cultura e produção agroindústria da cidade. 

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua POA: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de Porto Alegre

Lista de Blocos de Carnaval de Rua POA: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua de Porto Alegre

História da Festa da Uva

A Festa Nacional da Uva é uma das maiores festividades do Brasil! Já tornado um símbolo da Serra Gaúcha, o evento comunitário é uma celebração da cultura dos imigrantes italianos. Em cada edição, o público é imerso na gastronomia, diversidade e alegria do município. 

Além, é claro, do tributo à fruta, a festa conta com atrações como a Vila dos Distritos, a Praça das Cidades, a Exposição de Uvas, o Pavilhão da Agroindústria e mais de 150 artistas regionais! Há também uma praça de alimentação e uma de doces.

Expositores de diversos segmentos marcam presença na Festa da Uva em todas as edições. As vinícolas tradicionais da Serra Gaúcha e as cervejarias também possuem um espaço para mostrarem seus produtos. Palestras, workshops, desafios e oportunidades para colocar a mão na massa são outros grandes atrativos do evento.

Como funciona a Festa da Uva

A Festa da Uva é um evento multicultural que tem o objetivo de celebrar as colheitas e valorizar o produtor de Caxias do Sul. Se estendendo por 10 dias, o festival conta com apresentações de bandas típicas, danças folclóricas, espetáculos teatrais, coral e, é claro, acesso à gastronomia local. Uma das principais atrações do evento é o concurso de Rainha e Soberanas, no qual jovens entre 18 e 30 anos residentes de Caxias desfilam em um palco e são votadas pelo público. Super famosa, a festa conta com turistas de todas as regiões do Brasil!

Programação Festa da Uva 2024

Data: 15/2 a 3/3

Horário: Em breve

Local: Parque Mário Bernardino Ramos – Centro

Preço: Em breve

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, Porto Alegre não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderua_portoalegre e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval Porto Alegre 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!