Carnaval em Porto Alegre: dicas para curtir o melhor dos blocos de rua

Alalaô, Porto Alegre! Está chegando a hora de ir para rua e pular Carnaval! Em 2019, a cidade teve seu primeiro Carnaval de rua oficial – e, em 2020, os blocos vão desfilar de novo!

Já que o Carnaval gaúcho tende a crescer e atrair cada vez mais foliões, separamos algumas dicas para você que vai passar a festa na cidade.

Quando rola o Carnaval

A folia começa a partir do dia 22 de fevereiro e rola até o dia 8 de março. Vai ter bastante desfile no pós, mas fica ligado que o feriado acontece mesmo entre 22 e 25 de fevereiro.

Mas se você já tiver no pique de folia, já rolam antes as prévias e ensaios de blocos pela cidade. 

Blocos e público

Como o Carnaval organizado pela prefeitura é bem recente, o público ainda está longe de ser aquela multidão que é comum em outras grandes capitais, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em 2019, foram cerca de 170 mil foliões. É provável que esse número aumente em 2020.

Por outro lado, tentando deixar as coisas mais organizadas, a prefeitura escolheu diminuir o número de blocos que desfilarão oficialmente pelas ruas. Serão 24 ao todo, seis a menos que no ano anterior.

Circuitos

A cidade organizou os blocos em apenas dois circuitos: um na Cidade Baixa – os blocos sempre se concentram na Praça Garibaldi – e um no Centro Histórico, chamado de Circuito Orla, no qual os blocos saem da Usina do Gasômetro. 

Transporte

Na época de Carnaval é sempre mais interessante deixar o carro em casa e recorrer ao transporte público ou aos aplicativos de carona. Além do ônibus, em Porto Alegre o metrô percorre uma pequena parte da cidade, então vale a pena conferir se o bloco que você tem interesse em ir fica perto de alguma estação.