Sabia que dá para você se PrEParar e se prevenir do HIV com apenas uma pílula?

Conheça a PrEP, técnica pré-exposição de prevenção ao HIV

 

O Carnaval voltou! Todo mundo animado para extravasar, curtir, pular, dançar muito e é claro… AMAR!!! Sabia que muito da tecnologia de saúde mudou nos últimos anos? E tem uma que é A CARA do Carnaval na prevenção do HIV!

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma pílula utilizada para prevenção do HIV. E para usar é muito fácil!!! A profilaxia é destinada a qualquer pessoa com risco acrescido ao HIV, como homens gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, pessoas trans, travestis e casais sorodiferentes (quando uma pessoa do casal vive com HIV e a outra não).

Inclusive, o tratamento é bem simples! No caso da PrEP sob demanda, toma-se uma dose dupla (dois comprimidos) entre 2 e 24h antes da exposição de risco, um comprimido 24h após a dose dupla inicial e mais um comprimido 48h após a dose dupla inicial. Vale lembrar que A PrEP sob demanda é indicada apenas para pessoas que não fazem o uso de medicamento à base de estradiol e que sejam: homens cis, mulheres trans, travestis ou pessoas cujo órgão genital de nascimento foi o pênis.

E sabe o melhor disso? É de graça! Basta acessar qualquer uma das 27 unidades da Rede Municipal Especializada (RME), composta por 10 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), sendo um deles itinerante, e 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE). Também está disponível na Rede de Atenção à Saúde Integral de Pessoas Travestis e Transexuais (Rede SAMPA Trans). Confira os endereços das unidades de saúde no site da prefeitura e acompanhe as redes sociais.

É bom ressaltar que a PrEP é um método de prevenção focado apenas no HIV. Não esqueça do uso da camisinha para a prevenção de outras ISTs.