Por que o Carnaval tem esse nome?

Notícias

Vida Live
Vida Live

O Carnaval é um dos feriados e das festas mais populares no Brasil. Mas você já se perguntou por que o Carnaval se chama Carnaval?

A festa que conhecemos como uma das maiores manifestações da cultura brasileira é, na verdade, muito mais antiga do que o próprio Brasil!

Grande parte dos pesquisadores acreditam que o termo “Carnaval” tem origem no latim e vem de “carnis levale”, que significa algo como “adeus à carne”. Isso porque, desde o ano 590 d.C, a festa passou a ser adotada pela Igreja Católica como um marco inicial da Quaresma, período antes da Páscoa, marcado pelo jejum e a restrição da carne na alimentação.

Nesta “Festa da Carne”, como também ficou popularmente conhecida, os cristãos aproveitavam para poder comer e beber à vontade, além de terem a liberdade de se divertirem ao saírem pelas ruas fantasiados.

Veja também:
Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo
Lista de Blocos SP:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

Hoje, o Carnaval continua sendo uma festa da liberdade, mas ultrapassou a libertação do consumo de carne – hoje, exalta as manifestações artísticas populares, como o samba, o frevo, as marchinhas. E isso que é o bacana do Carnaval: cada região do Brasil incorpora sua própria cultura na festança.