Por que o Carnaval muda de data?

Notícias

Vida Live
Vida Live

Às vezes ele começa em fevereiro, às vezes em março. Mesmo não tendo uma data fixa no calendário a gente sabe que o Carnaval sempre chega. Mas você sabe porque a festividade muda de data todos os anos?

O Carnaval foi incorporado ao calendário da Igreja Católica e é conhecido por marcar um período de liberdade anterior à Quaresma, momento em que os cristãos pregam o recolhimento e uma dieta sem o consumo de carnes. A data é, então, calculada com base em um dos dias mais sagrados para a Igreja: a Páscoa.

Marca da ressurreição de Cristo, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera do hemisfério norte. Ou seja, no Brasil, a data cai na primeira lua cheia após o término do horário de verão e antes do outono, que se inicia no dia 21 de março.

Com a data do domingo de Páscoa definida, basta contar sete semanas antes para saber quando será comemorado o Carnaval. Em 2019, a Páscoa será celebrada no dia 21 de abril e, por isso, o Carnaval chega mais tarde, só no dia 3 de março.

Veja também:
Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo
Lista de Blocos SP:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

Confira as datas de Carnaval para os próximos anos:

Carnaval 2020: Dia 25 de fevereiro

Carnaval 2021: Dia 16 de fevereiro

Carnaval 2022: Dia 1 de março

Carnaval 2023: Dia 19 de fevereiro

Carnaval 2024: Dia 13 de fevereiro

Carnaval 2025: Dia 4 de março