Parada LGBT SP: conheça datas e programação

A gente sabe que todo dia é dia de ter orgulho de fazer parte ou apoiar a comunidade LGBTQIA+, né? Mas, para além do sentimento, existe -anualmente- uma data e um local específico para celebrar isso em diversas cidades do mundo: na Parada LGBT!

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo

Lista de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

História da Parada LGBT SP

A Parada LGBT faz parte de uma série de eventos de ações afirmativas para a comunidade LGBT+ que comemoram o orgulho e a cultura de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero. As pessoas que participam da parada também se manifestam contra a homo, trans e bifobia, direitos iguais, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo e leis contra a discriminação. 

É comum que, ao redor do mundo, a Parada LGBT aconteça próxima ao mês de junho, em homenagem à Rebelião de Stonewall, que consistiu de uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade após, no dia 28/6/1969, a polícia de Nova York ter feito uma batida violenta no bar Stonewall Inn. Diversos protestos foram realizados nas noites que sucederam o caso e foram criados grupos de ativistas. Exatamente um ano depois, em homenagem ao aniversário do motim, aconteceram as primeiras Paradas do Orgulho Gay em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago.

O movimento foi crescendo e se espalhando por diversos países do mundo. Ela acontece também na Alemanha, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, França, Israel, Portugal e, é claro, no Brasil! Nas terras brasileiras a Parada desfila em SP, RJ, Cabo Frio, Campinas, Sorocaba, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Natal, Belém e muitas outras cidades!

A primeira Parada do Orgulho LGBT de São Paulo aconteceu em 1997 e levou aproximadamente 2 mil pessoas às ruas. Atualmente movimentando cerca de 4 milhões de manifestantes, ela foi nomeada pelo Guinness Book como a maior do mundo em 2006.

Tomando lugar na Avenida Paulista, o coração da cidade, ela é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), que foi fundada em 1999. Desde seus primórdios, a Parada é uma manifestação social que reivindica direitos, promove a visibilidade e celebra a diversidade, com ações políticas e afirmativas e shows.

Como funciona a Parada LGBT SP

Por ser a maior do mundo, a Parada LGBT de São Paulo atrai pessoas de todos os lugares do mundo que tomam as ruas da Avenida Paulista para manifestar e, é claro, aproveitar os shows que acontecem durante o trajeto. Em trios elétricos, artistas que fazem parte ou apoiam a comunidade realizam apresentações especiais para todos os milhões de presentes, que costumam usar roupas coloridas e exibirem suas bandeiras (a bandeira arco-íris, que representa toda a comunidade LGBT, é a mais utilizada na decoração da parada e pelos manifestantes). Nomes como os de Pabllo Vittar, Ludmilla, Luísa Sonza, Liniker, Pepita, Lexa, Pocah, Aretuza Lovi, Gretchen, Jojo Toddynho, Mateus Carrilho e muitos outros já cantaram e animaram o público durante alguma Parada LGBT SP. Diversos bares, baladas e casas de shows famosas de SP aproveitam a data para realizarem festividades paralelas, tendo o Orgulho LGBT como tema de seus eventos.

Programação Parada LGBT SP 2023

Data: 11/6

Horário: 10h

Local: Avenida Paulista

Preço: Grátis

Tema: ‘Queremos políticas sociais para LGBT+, por inteiro e não pela metade’

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, São Paulo não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasp e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval São Paulo 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!