O que é um bloco de Carnaval?

Notícias

Vida Live
Vida Live

A essência do Carnaval de rua nas maiores cidades do Brasil são os blocos. Mas você sabe como eles surgiram? Descubra tudo aqui.

No Brasil, esse movimento carnavalesco começou a tomar forma entre os séculos 19 e 20. Foi nessa época em que surgiram os primeiros blocos de rua, ou seja, um conjunto de pessoas que se organiza para desfilar no Carnaval, mostrando diversos tipos de manifestações populares em suas músicas, cores e fantasias.

Geralmente, os blocos de Carnaval, também conhecidos como blocos de rua, percorrem trajetos urbanos definidos – e eles costumam incluir as principais ruas e avenidas das cidades –, acompanhados por uma banda de percussão, cantores, animadores e, claro, os foliões que se juntam à festa seguindo o bloco.

No Nordeste, além dos foliões, o “bonecões” ou “Bonecos de Olinda” também são tradição nessa grande festa.

Veja também:
Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo
Lista de Blocos SP:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

Os primeiros registros de blocos licenciados são do Rio de Janeiro e datam de 1889, como o Grupo Carnavalesco São Cristóvão, Bumba meu Boi, Estrela da Mocidade e Corações de Ouro.

A popularidade dos blocos começou a crescer tanto que os grupos passaram a ter classificações. Os blocos de enredo são os mais conhecidos: parecidos com escolas de samba, possuem músicas próprias. Há também os blocos de embalo, que englobam todos os blocos que não possuem samba-enredo ou outra característica típica; e os blocos de sujos, nos quais reina o improviso, e os foliões saem pelas ruas cantando e tocando ao som de instrumentos também improvisados.

Em Olinda e no Recife, também existem os blocos líricos, que resgatam a tradição do frevo e contam com uma orquestra de pau e corda.

Se você já pulava Carnaval, agora sabe um pouco mais sobre as origens da maior festa popular brasileira. Se você ainda não conhece os blocos de Carnaval, comece a fazer parte da folia!