#NãoMexeComigo – Conheça a marchinha do Instituto Maria da Penha contra o assédio no Carnaval

Notícias

Vida Live
Vida Live

Durante o Carnaval, o número de assédios contra a mulher aumenta assustadoramente (mais de 80% delas sofrem algum tipo de “investida” indesejada). É por esse motivo, como forma de alerta e protesto, que o IMP lançou a Marchinha do Assédio. Cada verso é inspirado em histórias reais (e aparecem no vídeo através de anotations). Basta clicar para ser encaminhado para outro vídeo com os depoimentos dessas mulheres.

Veja também:
Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo
Lista de Blocos SP:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

O Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada a partir da história de vida de Maria da Penha, que emprestou seu nome à lei criada em 2006.  Instituída na legislação após o Brasil ter sido condenado internacionalmente por tratar os casos de violência doméstica contra a mulher de forma negligente, a Lei Maria da Penha garante mais assistência social para as mulheres e cria regras mais duras para punir seus agressores.

Confira o vídeo, aprenda a marchinha junto com a gente e, se passar por alguma situação desconfortável, não fique calada!

Dicas Blocos de Rua:

  • Neste carnaval, não dirija: vá de ônibus, metrô, táxi, transporte compartilhado ou carona. Vai ser muito mais barato do que pagar uma multa ou causar um acidente.
  • Não use fantasias calorentas! E se não for se fantasiar, escolha roupas leves e um sapato confortável. Durante o dia, passe protetor solar.
  • Lembre-se de marcar um ponto de encontro com seus amigos.
  • Não dê vexame nem acabe mais cedo com o seu carnaval: coma bem antes, durante e depois da festa.
  • Intercale o álcool com água pra não morrer de ressaca.
  • Beba água regularmente e lembre-se de fazer xixi (na rua não vale!).
  • É muita coisa pra lembrar, a gente sabe, mas você também não pode esquecer da camisinha. Vá preparado e curta muito!