Festival das Estrelas: conheça datas e programação

Também chamado de Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas acontece todos os anos na Praça da Liberdade, no centro da cidade de São Paulo, desde 1979. Na festa, as ruas do bairro são decoradas com ramos de bambu com enfeites coloridos que simbolizam as estrelas, as pessoas colocam pedidos nos bambus e são realizadas apresentações de tambores, danças folclóricas e shows.

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo

Lista de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

História do Festival das Estrelas

Faz parte da tradição do Festival das Estrelas que a Praça da Liberdade fique inteira decorada para o evento. Os principais componentes são os ‘kussudamas’, que são ornamentados com os ‘tanzakus’, os pedaços de papel coloridos que simbolizam as estrelas e os desejos. 

Cada cor de papel representa um significado. Amarelo é para dinheiro, azul para proteção dos céus, branco para paz, rosa para amor, verde para esperança e vermelho para paixão. Para que seu desejo seja realizado, é preciso escrevê-lo em um tanzaku -da cor de sua preferência- e pendurá-lo em um dos galhos do bambu. 

O festival tem sua história originada a partir de uma lenda sobre um amor impossível. De acordo com o conto, a filha de um deus do reino celestial, princesa Orihime, se apaixonou por Kengyu, um pastor de gado. Os dois acabaram se distraindo com o romance e deixaram de lado suas obrigações e, por causa da falta de responsabilidade, o pai da princesa os separou, fazendo com que cada um fosse obrigado a morar em lados opostos da via láctea. Para tentar consolar a tristeza da filha, o deus permitiu que Orihime e Kengyu se encontrassem uma vez ao ano, sempre no sétimo dia do sétimo mês, com a condição de atenderem a todos os pedidos vindos da Terra.

Como funciona o Festival das Estrelas

Com o bairro da Liberdade todo enfeitado com ramos de bambu, o público escolhe um pedaço de papel com a cor de sua preferência, escreve nele o seu desejo e o pendura em um dos galhos. Para fechar a comemoração do Tanabata Matsuri, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados para que, assim, alcancem as estrelas Vega e Altair, que são as entidades que transformam os sonhos em realidade. Além disso, durante o festival, acontecem apresentações típicas como o taikô e danças japonesas. Nos dias da festa, o bairro fica lindo, colorido e cheio de amor! A vibe dos desejos misturada com as apresentações deixam quentinho o coração de qualquer um que passe por lá.

Programação Festival das Estrelas 2023

Data: 15/6 e 16/6

Horário: 10h30-18h

Local: Praça da Liberdade

Preço: Grátis 

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, São Paulo não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasp e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval São Paulo 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!