Festa de San Gennaro: conheça datas e programação

Não é segredo para ninguém que a Mooca é um dos bairros mais italianos de São Paulo! San Gennaro, padroeiro do local, é celebrado pelos imigrantes no dia 19 de setembro com uma festa que transita entre a religiosidade e, é claro, a gula!

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo

Lista de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

História da Festa de San Gennaro

Decapitado no ano 300, San Gennaro ficou conhecido por ser um mártir cristão da última fase da perseguição de Diocleciano. O santo é padroeiro de Nápoles e está ligado ao milagre da liquefação do sangue.

De acordo com a lenda, logo após a morte de San Gennaro, seu sangue foi coletado e colocado em ampolas e, ao longo dos séculos, se solidificou. Porém, a partir do século XIV, testemunhas dizem que o sangue volta a ficar líquido em dias santos especiais. Fiéis acreditam que isso é um sinal de bênção e proteção.

Na cidade de São Paulo, a Festa de San Gennaro foi fundada em 1973 a partir da ideia de oferecer amparo à comunidade, que é descendente de italianos. Antigamente formada por barracas que ficavam dentro do salão paroquial, o evento foi crescendo e acabou tomando as ruas vizinhas.

Como funciona a Festa de San Gennaro

Fazendo com que o visitante se sinta em um pedacinho da Itália, a Festa de San Gennaro conta com um salão onde acontece um show ao vivo durante toda a noite, barracas com macarronada, fogazza, pizza, lanche de linguiça, vinho, cerveja, refrigerante, churrasco, doces, souvenirs e muita diversão para jovens e crianças. A turma de mammas e os voluntários trazem o gostinho italiano em todas as receitas servidas no jantar. Além das festividades na rua, o San Gennaro também conta com missas solenes e uma procissão. O evento é gratuito e acontece sempre em setembro, com a renda sendo voltada para obras assistenciais da Igreja San Gennaro. 

Programação Festa de San Gennaro 2023

Data: 9/9, 10/9, 16/9, 17/9, 23/9, 24/9, 30/9, 1/10, 7/10 e 8/10

Horário: 17h – 23h (sábado) / 17h – 22h (domingo)

Local: Rua Lins e Rua San Gennaro, 950 – Mooca

Preço: Grátis 

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, São Paulo não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasp e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval São Paulo 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!