Como surgiu o Carnaval de Rua de São Paulo?

Em São Paulo, o Carnaval de Rua nasceu em 1914, no bairro da Barra Funda. Naquele momento, surgiu o primeiro cordão carnavalesco da cidade, que havia sido criado pelo líder negro Dionísio Barbosa. O Cordão Barra Funda, que, mais tarde, foi rebatizado de Camisa Verde e Branco, acabou incentivando a criação de outros cordões em locais ocupados por negros depois do fim da escrevidão.

Veja também:

Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo

Lista de Blocos SP: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

A criação dos cordões deu o tom da folia paulistana até os anos 60, momento em que a elite de SP começou a se envolver na onda do Carnaval e, inspirada pelos cariocas, começou a criar escolas de samba. Os investimentos públicos acabaram se voltando para o desfile das escolas e deixando os cordões e blocos de lado. Nesta época, o Carnaval de Rua acabou sendo reprimido e enfraquecido em São Paulo.

A Zona Oeste da cidade foi o palco principal para a volta do Carnaval como o conhecemos hoje em dia. Na virada do milênio, pequenos grupos civis que mantinham a essência carnavalesca de rua viva dentro de quatro paredes ganharam força e levaram mais uma vez a festa para fora. 

Ainda demorou para que a situação do Carnaval de Rua voltasse a se normalizar. Os primeiros anos em que os blocos tentavam reocupar o espaço público foram marcados por falta de apoio estrutural e confrontos com a polícia. Até que, em 2012, foi criado o Manifesto Carnavalista, que buscava a legalização de seus trajetos sem envolvimento da Abasp e da ABBC.

Em janeiro de 2013, o Secretário da Cultura de São Paulo atendeu às reivindicações do manifesto e passou a reconhecer a legitimidade do Carnaval de Rua como importante forma de expressão cultural e ocupação do espaço público da cidade. Desde então, a prefeitura auxilia os blocos e cordões e, em decorrência disso, existe o Carnaval do jeito que conhecemos hoje.

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasp e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!