Como fazer máscara de Carnaval: confira nosso passo a passo

Ir aos bloquinhos é bom, mas com fantasias e adereços fica melhor ainda! E nem é preciso gastar muito para conseguir abafar no bloco.

Confira aqui como fazer sua própria máscara de Carnaval.

Você vai precisar de:

  • Papel de sapateiro ou EVA colorido
  • Tesoura 
  • Cola
  • Elástico ou palito
  • Materiais opcionais: tinta, pincel, glitter, veludo, lantejoulas, penas… o lance é soltar a imaginação!

Veja também:
Agenda de Blocos SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo
Lista de Blocos SP:  confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

Como fazer:

O primeiro passo é ser bem criativo e desenhar uma máscara legal! Mas, se você não for o melhor desenhista, tudo bem: há moldes disponíveis na internet (clique aqui para ver), que podem ser impressos.

O papel de sapateiro, mais rígido e resistente, é boa opção para quem quer pintar sua própria máscara. Já o EVA colorido (há até alguns que já vêm com glitter) pode ser boa opção para quem não faz questão de usar tinta.

Uma vez escolhido o material, é só desenhar sua máscara. Recorte com cuidado e, se necessário, use um estilete para cortar a abertura para os olhos.

Chegou a hora de usar pincel e tinta, que pode ser acrílica ou guache! Aí vai uma dica legal: já delimite com o lápis as áreas que terão cores diferentes, assim há menos chances de errar.

Se você optar usar papel de sapateiro é uma boa ideia revestir a máscara com veludo, assim ela fica mais confortável no rosto. Use bastante cola e coloque um peso em cima da máscara (basta apoiar com uma revista, por exemplo), para que grude bem. 

Depois que secar, corte os excessos do veludo.

Uma vez colorida (ou coberta com veludo), é só decorar a máscara! Solte a criatividade e coloque bastante glitter, lantejoula, cole palitinhos com penas… o legal é ficar bem colorida!

Ao fim de tudo, escolha o modelo da sua máscara: ela pode ter elástico ou apenas um palitinho para que você a segure na frente do rosto, ao estilo do Carnaval de Veneza. 

Se escolher o elástico, faça furinhos nas duas extremidades e amarre bem.

Pronto! Fácil, né? Já que é assim, aproveite para fazer várias máscaras, um para cada dia de folia!