Carnaval SP 2022: Datas, novidades e todas as informações

Atualizado em 15/12/2021

Depois de tanta espera, o Carnaval de São Paulo estará de volta em 2022! Ainda em 2021, a prefeitura da cidade confirmou que planeja fazer a maior festa de sua história nas ruas da capital paulista.

De acordo com Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, a expectativa inicial é que o o próximo Carnaval tenha cerca de 500 bloquinhos e um público de mais de 15 milhões de pessoas durante todo o período do feriado. O número estimado mantém a média do último evento realizado em 2020.

Caso o Carnaval ocorra no calendário planejado, São Paulo terá desfiles de rua oficiais entre 26 de fevereiro (sábado) e 1º de março (terça-feira). Mas também vale contar com as tradicionais saídas pré e pós Carnaval, ocupando portanto cerca de um mês de programação no total.

Em outubro, a prefeitura abriu as inscrições de blocos de rua que estão interessados em desfilar em 2022. No fim de novembro, mais de 400 blocos de rua já foram incluídos na primeira lista da programação oficial divulgada pelos organizadores do evento. Há diversas novas estratégias para o próximo Carnaval, incluindo estudos e cálculos sobre a distribuição dos foliões em cada região, além de um desenvolvimento de planos para evitar aglomerações. 

A realização deve acontecer apenas com a situação sanitária devidamente controlada. Analisando os atuais números de queda na transmissão da Covid-19, a expectativa é que o Carnaval possa acontecer com segurança para todos os totalmente imunizados em São Paulo.

Em dezembro, Ricardo Nunes voltou a falar sobre a viabilidade do Carnaval na capital paulista. O prefeito afirmou que seria irresponsável cancelar o evento precipitadamente. Até o momento, cerca de 70 cidades do interior cancelaram os eventos de Carnaval planejados para 2022.

“Carnaval na cidade de São Paulo gera empregos e traz uma movimentação financeira de R$ 2,7 bilhões. Seria irresponsabilidade minha nesse momento fazer o cancelamento, eu tenho até o final de janeiro. Prioridade: é a saúde que determina. Se houver risco, não terá carnaval. Se não houver risco, a gente não pode abrir mão de uma fonte de geração de emprego e renda pra cidade que é tão importante pra ajudar, inclusive, a diminuir a pobreza e a desigualdade social.”, disse Ricardo Nunes ao “Bom Dia São Paulo”.

Além da grande movimentação para fazer o Carnaval de rua acontecer com toda a segurança necessária, o Carnaval das avenidas já está garantido. Os desfiles de escolas de samba acontecem entre 25 e 28 de fevereiro no Sambódromo do Anhembi.

Fique ligado aqui nas matérias do Blocos de Rua para saber todas as informações, novidades e atualizações sobre o Carnaval de São Paulo de 2022.