Festa Achiropita: conheça datas e programação

O mês de agosto, além de parecer ser o mais longo do ano (rs), traz consigo o cheirinho de fogazza e de vinho quente no ar e o som de uma musiquinha italiana que toca no fundo dos nossos corações… Isso porque é o mês dela: A Achiropita!

Veja também:

Agenda de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira datas e horários dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo

Lista de Blocos de Carnaval de Rua SP: confira a relação com todos os Blocos de Carnaval de Rua São Paulo

História da Festa Achiropita

Já com a chegada dos imigrantes italianos ao bairro do Bixiga, foi trazida uma imagem que passou a ser venerada pelos fiéis no ano de 1908. Foi erguido, em uma casa na rua 13 de maio, um altar de madeira onde a santa era colocada nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Festas começaram a ser realizadas na intenção de se comprar um terreno para construir uma capela para Nossa Senhora Achiropita. O local escolhido, inclusive, é o da igreja até hoje em dia. 

A capela foi ficando pequena para o público e surgiu a necessidade de construir uma igreja grande e definitiva. Para conseguir o dinheiro, foi criada uma comissão de festa que mantinha a quermesse ativa. Barracas de prendas, leilões, bandas, uma procissão, doações e sacadas enfeitadas já marcavam o evento desde os seus primórdios.

Na época da Segunda Guerra Mundial, a quermesse foi suspensa, restando as missas, novenas e procissões. Na década de 50, a festa voltou a acontecer. Entre os anos 50 e 60, surgiu a primeira barraca de comida da Achiropita, que vendia o sanduíche de pernil preparado por senhoras da comunidade.

Entre os anos de 1975 e 1978, o evento acontecia no pátio que havia atrás da igreja. Nesta época, famílias traziam pratos salgados e doces para vender na festa. Diversas mesas eram espalhadas pelo local e todo mundo fazia de tudo um pouco, até fila para lavar a louça. Em 1979, a festa foi para a rua e em 1980 ganhou o aval da prefeitura. 

No primeiro ano da Achiropita na rua, haviam treze barracas e aproximadamente 200 voluntários, foi quando a famosíssima fogazza começou a ser feita e quando foi montada uma cantina ao lado do terreno da igreja com um palco. Ao longo dos anos, o número de barracas e de voluntários foi subindo. Atualmente, mais de 200 mil pessoas visitam a festa. 

Como funciona a Festa da Achiropita

Sempre no mês de agosto, o bairro do Bixiga tem passagens de carro fechadas para a festa, que acontece na rua. Diversas barracas de comidas típicas são espalhadas estrategicamente nos endereços em volta à capela e filas se formam em cada uma delas. Ao transitar pelo evento, é sempre possível escutar músicas italianas tocando nos alto falantes. Também acontecem shows durante a festa. Voluntários (a maioria do próprio bairro) se organizam para trabalhar em cada uma das barracas, sejam de salgados, doces, bebidas ou de brincadeiras. Além da típica fogazza, também é possível se deliciar com outras comidas da Itália como massas, polentas, tortas, linguiças e pizzas. A Achiropita é para todas as idades e costuma acontecer mais para o final do dia.

Programação Festa Achiropita 2023

Data: 5/8, 6/8, 12/8, 13/8, 19/8, 20/8, 26/8, 27/8, 2/9 e 3/9 

Horário: 18h – 24h (sábado) / 17h30 – 22h30 (domingo)

Local: Ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luís Barreto – Bixiga

Preço: Grátis 

Já está querendo entrar no clima carnavalesco? Tem muitas festas e ensaios que acontecem ao longo do ano inteiro, é só conferir em nossa Agenda de Blocos e Festas de Carnaval. Se o que você quer é diversão, São Paulo não tem como ser uma escolha errada! 

Não esqueça de ficar ligado no site Blocos de Rua.com para mais novidades! Curta nossa página no instagram @blocosderuasp e acesse nossa Agenda de Blocos de Carnaval São Paulo 2024 para acompanhar todos os eventos, festas e desfiles!